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Street Fighter: Capcom gera polêmica com licenças para eSports

Tentativa de regularizar torneios de Street Fighter tem má recepção da comunidade; entenda

Avatar do(a) autor(a): Bruno Magalhães Barbosa

02/03/2022, às 12:30

Street Fighter: Capcom gera polêmica com licenças para eSports

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A Capcom se envolveu em uma nova polêmica nesta última segunda-feira (28) com a publicação de novas diretrizes para torneios de Street Fighter promovidos pela comunidade competitiva. As novas regras, que se aplicam às Américas, Europa, Oriente Médio e África, preveem que todos os organizadores busquem uma licença da Capcom de acordo com o tamanho do evento e sigam uma série de exigências que afetam diretamente o teto de premiação, patrocinadores envolvidos e até mesmo local de realização, que não deve ser associado a produtos para maiores de idade, como bebidas alcoólicas.

Através do Twitter, a comunidade de jogos de luta, conhecida também como FGC, reagiu prontamente contra as novas exigências. Entre as principais críticas está a necessidade de comunicar, com antecedência, a premiação do evento. Há, ainda, um guia de padronização para que os eventos sejam divulgados sem sugerir qualquer tipo de apoio ou envolvimento oficial da Capcom.


— Capcom Fighters (@CapcomFighters) February 28, 2022


Falando com exclusividade ao Voxel, Whesley “Ryoran” Bueno, streamer e organizador do circuito BR Kumite, explicou que apenas eventos consolidados, como EVO e CEO, conseguem comunicar a premiação antecipadamente. “Para torneios amadores, de comunidade, a gente geralmente não sabe quantas pessoas vão comparecer e nem temos patrocínios gigantescos. Só se sabe quanto vai premiar justamente no dia do evento”, diz o organizador.

Além disso, Ryoran também explica como o veto de patrocinadores afeta diretamente o Brasil. “No nosso país, a comunidade de SF é patrocinada principalmente por uma marca de bebidas alcoólicas e a maioria dos eventos presenciais acontece em bares. Ou seja, a gente perde o maior patrocinador e vários torneios teriam que buscar um novo lugar”, complementou.

Com a má recepção, a empresa explicou que as novas licenças têm o objetivo de facilitar a realização de eventos e acelerar suas aprovações, "com regras mais claras e que encorajam ambientes seguros". Ela também afirmou que está revisando o feedback e trará novidades em breve. 

Esses passos da Capcom acontecem logo após o anúncio oficial de Street Fighter 6. Em nota à imprensa, a marca afirmou que o jogo promete "elevar o gênero de jogos de luta a um novo nível nos eSports", e as novas licenças podem ter relação com isso.






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Bruno Magalhães Barbosa

Especialista em Redator

Jornalista freelancer. Graduado em Letras, trabalha com games já há mais de 14 anos — com textos publicados em grandes portais. É entusiasta da língua japonesa e de jogos de luta/retrô.

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