A Capcom se envolveu em uma nova polêmica nesta última segunda-feira (28) com a publicação de novas diretrizes para torneios de Street Fighter promovidos pela comunidade competitiva. As novas regras, que se aplicam às Américas, Europa, Oriente Médio e África, preveem que todos os organizadores busquem uma licença da Capcom de acordo com o tamanho do evento e sigam uma série de exigências que afetam diretamente o teto de premiação, patrocinadores envolvidos e até mesmo local de realização, que não deve ser associado a produtos para maiores de idade, como bebidas alcoólicas.
Através do Twitter, a comunidade de jogos de luta, conhecida também como FGC, reagiu prontamente contra as novas exigências. Entre as principais críticas está a necessidade de comunicar, com antecedência, a premiação do evento. Há, ainda, um guia de padronização para que os eventos sejam divulgados sem sugerir qualquer tipo de apoio ou envolvimento oficial da Capcom.
— Capcom Fighters (@CapcomFighters) February 28, 2022Calling all tournament organisers! Check out our new Community License Agreement for running events with Street Fighter V Champion Edition. It covers everything you need to know in one easy to reference space.
Apply here https://t.co/VgxYBgO2z6
Falando com exclusividade ao Voxel, Whesley “Ryoran” Bueno, streamer e organizador do circuito BR Kumite, explicou que apenas eventos consolidados, como EVO e CEO, conseguem comunicar a premiação antecipadamente. “Para torneios amadores, de comunidade, a gente geralmente não sabe quantas pessoas vão comparecer e nem temos patrocínios gigantescos. Só se sabe quanto vai premiar justamente no dia do evento”, diz o organizador.
Além disso, Ryoran também explica como o veto de patrocinadores afeta diretamente o Brasil. “No nosso país, a comunidade de SF é patrocinada principalmente por uma marca de bebidas alcoólicas e a maioria dos eventos presenciais acontece em bares. Ou seja, a gente perde o maior patrocinador e vários torneios teriam que buscar um novo lugar”, complementou.
Com a má recepção, a empresa explicou que as novas licenças têm o objetivo de facilitar a realização de eventos e acelerar suas aprovações, "com regras mais claras e que encorajam ambientes seguros". Ela também afirmou que está revisando o feedback e trará novidades em breve.
Esses passos da Capcom acontecem logo após o anúncio oficial de Street Fighter 6. Em nota à imprensa, a marca afirmou que o jogo promete "elevar o gênero de jogos de luta a um novo nível nos eSports", e as novas licenças podem ter relação com isso.
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