Depois de ser alvo de centenas de críticas na internet por causa de decisões anti-consumidor para a nova PlayStation Plus, a Sony parece que está revendo seu posicionamento. A empresa parece ter mudado sua política e permitirá que usuários troquem de plano no serviço sem ter que pagar valores maiores.
Recapitulando, já que o assunto é confuso, com o lançamento da nova PS Plus em alguns países na Ásia, muitos assinantes que tinham mais de 6 meses restante do pacote anual da antiga Plus perceberam que ao tentar fazer o upgrade para outros planos, a cobrança levava em consideração o valor mensal, que acaba saindo mais caro, em detrimento do anual.
Ou seja, podemos trazer um exemplo para o Brasil. Ao invés de pagar R$ 95 para os 6 meses restantes (metade do plano anual do Deluxe menos metade do plano anual Essentials), a pessoa teria que pagar R$ 150, que é o valor de 6 meses vezes 25 (já que R$ 60 é o valor mensal do Deluxe e o Essential é R$ 35, que fica R$ 60 - 35, totalizando R$ 25 por mês).
Voltando atrás?
Depois das reclamações, muitos usuários de fóruns com o Reddit e Resetera estão publicando relatos e capturas de tela mostrando que a empresa pode estar revendo a decisão comercial.
Jogadores da Tailândia, por exemplo, tentaram fazer o upgrade da antiga Plus para os planos Extra e Deluxe perceberam que os valores diminuíram entre os dias. Uma das capturas de tela mostra um valor de 960,33 Baht (moeda tailandesa) caindo para 617,38 Baht, por exemplo.
— Is PS5 Out in India? ???? (@PS5India) May 25, 2022Well I'll be a monkey's uncle. One Thai user (/u/mrculi) is reporting that their Deluxe upgrade is no longer requiring them to compensate Sony for their PS+ discount. First image is from Monday, second is today. pic.twitter.com/8sBObvn3hp
Um usuário na China mostrou uma diminuição da cobrança de 339,65 renminbi (moeda chinesa) para 227,98 renminbi.
A Sony ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto e não explicou se as diminuições de valores são erros pontuais, por exemplo, ou se realmente estão sendo levados em consideração os valores anuais e não os mensais.
[ATUALIZAÇÃO - 17H20]: O perfil oficial Ask PlayStation, que fala sobre questões técnicas e tira dúvidas de usuários, confirmou que os preços maiores eram mesmo um "erro técnico". De acordo com a página, os jogadores que fizeram o upgrade com o valor mais alto serão restituídos com créditos. Confira, abaixo, a resposta oficial da Sony:
— Ask PlayStation (@AskPlayStation) May 25, 2022Due to a technical error, players in Asia who have previously purchased a PlayStation Plus membership at a discount have been incorrectly charged for their upgrade pricing. This error has been fixed and impacted players will receive a credit. We thank you for your patience.
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