Atualização
Após toda a polêmica e de toda a repercussão no Twitter, a BGS finalmente se pronunciou e se retratou sobre o caso, agora permitindo a inclusão do nome social nas credenciais. Confira a declaração oficial da organização do evento:
— Brasil Game Show (@BrasilGameShow) September 30, 2022atualizações no sistema e processo de entrada do evento – com checagem via nome ou número de identidade – e inclusão do nome social nas credenciais de convidados de expositores. O diálogo está aberto e será mantido assim p/ que a BGS seja cada vez melhor p/ todos. [3/3]
A influencer Bryanna Nasck retuitou a declaração e agradeceu o apoio de todos que conseguiram levar sua mensagem a organização do evento.
— Bryanna Nasck (@BryannaNasck) September 30, 2022Obrigada por todes que se levantaram e ecoaram minha voz.
Ela foi ouvida pela @BrasilGameShow e todas pessoas Trans irão poder usar seu nome social.
Esse foi um passo muito importante para lembrar que vida de pessoas trans importam! https://t.co/P4vWmxv1Np
Original:
A Brasil Game Show 2022, maior evento de games da América Latina, recebeu uma acusação grave de transfobia pela digital influencer Bryanna Nasck, que será obrigada a usar seu "nome morto" na feira, porque a organização afirma só aceitar denominações sociais caso haja processo legal de mudança de nome.
Para aqueles que não estão familiarizados, nome morto, ou deadnaming, se refere a utilização do nome de nascimento de uma pessoa trans ou não binária sem o seu consentimento.
- Leia também: Red Dead Redemption 2 barato, Fallout de graça e mais! Veja as indicações de games da semana
— Bryanna Nasck (@BryannaNasck) September 29, 2022Acabei de descobrir que no meu credenciamento da @BrasilGameShow irá constar meu nome morto, pois eles só aceitam nome social se tiver “algum processo de mudança de nome”.
Mais um no capítulo das transfóbias diárias de que precisamos enfrentar.
É vergonhoso BGS!
A BGS se pronunciou sobre o assunto, porém, a explicação não foi considerada convincente e ainda desagradou muitos usuários, com alguns lembrando que o nome social é um direito de todos.
— Brasil Game Show (@BrasilGameShow) September 29, 2022[2/3] Não é necessário fazer mudança de nome, somente adicionar o nome social a um dos seus documentos. Esse processo é necessário pois se trata de um controle de acesso, similar a uma passagem de avião ou de ônibus, entre outros exemplos que seguem essa diretriz.
Segundo postado por Bryanna, a equipe da influencer tentou conversar com os organizadores do evento para resolver o problema, mas houve uma recusa para resolver a situação.
- Leia também: Corre! Epic Games libera o jogo grátis da semana nesta quinta (16), mas por tempo limitado
— Bryanna Nasck (@BryannaNasck) September 29, 2022A equipe tentou conversar com @BrasilGameShow e eles se recusaram a tentar resolver a situação.
O maior evento de games do Brasil sendo abertamente transfobico pic.twitter.com/uT6nqeFH65
Enquanto isso, outro participante da feira compartilhou uma imagem de seu crachá mostrando que conseguiu usar o seu nome artístico sem nenhum problema.
— Thiago 13orbolla (@borbs) September 29, 2022Oi BGS, tudo bem? Cê tem como explicar isso aqui? pic.twitter.com/Dc3f6viB2w
No final, Bryanna agradeceu o apoio de todos que se indignaram com a situação. O Voxel manifesta apoio à influenciadora em um momento de celebração para a indústria de games, no qual todos os participantes deveriam ser respeitados e se divertirem no evento.
)
)
)
)
)
)
)