menu
TecmundoVoxel
Voxel

PS5: sistema de refrigeração com metal líquido parece bastante seguro

Indo na direção contrária de alguns relatos que circularam nas últimas semanas, patentes mostram grande foco na contenção do metal líquido no PS5

Avatar do(a) autor(a): Rodrigo Estevam Barbosa

12/01/2023, às 07:45

PS5: sistema de refrigeração com metal líquido parece bastante seguro

Fonte:

Imagem de PS5: sistema de refrigeração com metal líquido parece bastante seguro no tecmundo

Alguns dias atrás, alguns usuários foram às redes sociais relatar problemas envolvendo o uso do PS5 na posição vertical e como isto poderia afetar negativamente a performance do console. A justificativa era a de que o metal líquido usado para evitar o aquecimento excessivo do processador do console poderia escorrer, causando danos a outras peças do hardware.

Na ocasião, o perfil Consoles System chegou a publicar uma mensagem no Twitter pedindo aos jogadores para não colocarem seus PlayStation 5 na vertical, indicando o escorrimento do metal líquido que resultava em congelamentos. Seguindo na mesma linha, o YouTuber TheCod3r chegou a comentar sobre como a ação da gravidade fazia com que o metal líquido escorresse, entrando em contato com outros componentes do console e potencialmente causando curtos-circuitos. A situação, porém, não parece ser exatamente assim.

Zuby_Tech, um terceiro personagem, entrou na discussão trazendo informações bastante esclarecedoras sobre como os usuários anteriores estavam incorretos. No Twitter, Zuby_Tech compartilhou imagens de patentes da Sony, publicadas originalmente em agosto de 2022, que mostram exatamente como funciona o sistema de proteção que impede o vazamento do metal líquido responsável por resfriar o processador do potente video game.


— @Zuby_Tech (@Zuby_Tech) January 9, 2023


Como podemos ver nas patentes, existe um total de quatro proteções distintas, cada uma com o mesmo propósito: evitar que o metal líquido consiga "fugir" do local onde é aplicado. O YouTuber TheCod3r chegou a admitir o erro e pediu desculpas em um vídeo recente.

Os engenheiros da Sony utilizaram diversos recursos diferentes, como esponjas, fitas e até mesmo o formato do dispersor de calor — além de um escudo protetor — para tornar quase impossível qualquer vazamento do metal líquido mesmo na posição vertical, que foi amplamente usada no material de marketing do console.

Ou seja, apesar de o efeito da gravidade ser algo que ainda não podemos contornar, os responsáveis pelo projeto do PlayStation 5 levaram a questão em consideração e fizeram um bom trabalho para impedir quaisquer vazamentos.



Avatar do(a) autor(a): Rodrigo Estevam Barbosa

Rodrigo Estevam Barbosa

Especialista em Redator

Jornalista de tecnologia, games e entretenimento desde 2011. Tem passagem por diversos portais online, além de ter atuado em conceituadas revistas digitais e impressas.