Na noite desta terça-feira (7), diversos usuários estão reportando problemas para jogar na PSN (e não, não são jogos online, até jogos singleplayer são afetados). Segundo os relatos, o servidor da PlayStation Network não está validando a licença dos jogos, ou seja: a Sony não consegue validar que você realmente é dono daquele game e, por conta disso, não deixa o título ser jogado.
No Twitter, diversos relatos já começaram a surgir e até o editor do TecMundo, Wellington Arruda, reportou que Hogwarts Legacy foi abruptamente encerrado por conta do PS5 não conseguir validar a licença do game. Confira:
— Ashley Songy (@songbird_621) February 7, 2023@HogwartsLegacy Played for an hour this morning on PS5 and now I’m getting an error saying it can’t connect to the server to verify my license. Is there a fix? I’ve shut down and restarted twice. pic.twitter.com/IPF2fsgV25
Algumas pessoas acharam ser problema de Hogwarts Legacy, mas um usuário relatou que qualquer jogo está assim (contanto que seja digital):
— Paul Winterman (@PaulWinterman) February 7, 2023It’s all games not just Hogwarts. I’ve tried them all.
No Downdetector, que monitora reclamações de usuários em serviços online, já há um registro alto de problemas, como você confere abaixo:
)
Página oficial da PSN confirmou problema
Após algum tempo dos relatos de dificuldades técnicas, a Sony atualizou sua página de serviços e apontou os problemas de servidores no PS4 e PS5, que você confere abaixo:
)
Jogos em disco aparentemente funcionam
Aparentemente, esse é um problema "moderno", já que apenas as licenças digitais estão sofrendo. Caso você tenha um game físico, o console consegue validar a licença sem se conectar à internet (ou seja, ao servidor da Sony), verificando pela própria mídia física que você é o detentor do jogo.
- Leia também: Red Dead Redemption 2 barato, Fallout de graça e mais! Veja as indicações de games da semana
A PSN ainda passa por instabilidades até a postagem desta matéria e atualizaremos caso haja novidades.
)
)
)
)
)
)
)