Muito além de jogos de altíssimo orçamento ou com ciclos insustentáveis de desenvolvimento, a temporada de premiações, a exemplo do The Game Awards, é o momento perfeito para dar holofote a produções independentes que se destacaram ao longo do ano — e que você muito provavelmente ainda não conhece.
Na edição deste ano, da qual o Voxel também faz parte do júri oficial, vários jogos indie e de grande destaque foram contemplados, a exemplo de Balatro que pegou muitas pessoas de surpresa na última semana. Com isso em mente, confira, a seguir, nove jogos indies imperdíveis que foram indicados ao TGA 2024. Confira:
Balatro
Nada mais justo do que começar com um dos jogos que mais chamaram a atenção. Indicado a Jogo do Ano, Balatro foi desenvolvido por apenas uma pessoa, o produtor LocalThunk, e pode ser descrito como um pôquer roguelite extremamente viciante.
O jogo pega as regras tradicionais do carteado, mas rapidamente as subverte com o desbloqueio das cartas-coringa, que subvertem regras e aplicam modificadores para que os jogadores maximizem seus combos e alcancem pontuações cada vez maiores — sempre com o objetivo de atingir uma meta para avançar de estágio.
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UFO 50
Entre os jogos independentes lançados em 2024, UFO 50 é sem dúvidas um dos mais extraordinários. Dos mesmos responsáveis por Spelunky, ele se trata de uma coleção com cinquenta jogos retrô de uma empresa fictícia, a UFO Soft, de modo a retratar a sua "história" e evolução ano a ano.
O que mais impressiona no jogo é que todos os jogos são experiências completas e engenhosas. Embora os visuais busquem simular consoles antigos, os jogos têm um game design moderno e que abarcam diferentes gêneros — plataforma, puzzle, beat'em up, point and click e até mesmo RPGs.
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Lorelei and the Laser Eyes
Também indicado à categoria de Melhor Jogo Independente, Lorelei and the Laser Eyes é um novo game de quebra-cabeças do mesmo estúdio de Sayonara Wild Hearts. E não se espante, mas ele é provavelmente o jogo com a maior concentração de quebra-cabeças por metro quadrado que já existiu — servindo como uma verdadeira aula de design no gênero.
O jogo traz um grande mistério não-linear do qual o jogador fica cada vez mais próximo de desvendar conforme investiga o que está acontecendo e resolve enigmas. Por isso, seu maior aliado será um bloco de anotações e, por que não, uma segunda pessoa para acompanhar nessa empreitada. Tudo isso faz parte da diversão.
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Animal Well
Também indicado à categoria de Melhor Jogo Independente, Animal Well é um daqueles jogos que tinham plenas condições de disputar o prêmio principal. Ele é um jogo de ação e plataforma, estilo metroidvania, que chama a atenção pelo seu mundo atmosférico e resolução de enigmas, com os itens coletados exercendo múltiplas utilidades.
Esse também é um jogo que tem um quê de terror, pois cabe ao jogador tirar conclusões sobre o que é perigoso e o que é seguro. Por isso, o jogo dá muito mais foco na observação e tensão em vez da ação. Além disso, o jogo base é só o começo e Animal Well promete mistérios que podem ser descobertos por anos a fio pela comunidade.
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Neva
Neva é um novo jogo dos criadores de Gris, do Nomada Studio, e conta a emocionante história de uma jovem mulher, Alba, e o seu vínculo com um lobo fantástico, que embarcam em uma aventura por um mundo que está em lenta decadência e se aproximando do seu fim.
Diferente do lançamento anterior do estúdio, Neva traz mais ação e coloca o jogador em situações que Alba e seu lobo devem colaborar, fazendo o que for necessário para sobreviver e criar um lar. O jogo também chama muita atenção pela sua direção artística, razão pela qual também está concorrendo ao prêmio no The Game Awards.
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INDIKA
INDIKA é um jogo narrativo de exploração e quebra-cabeça em terceira pessoa que traz a personagem-título, uma jovem freira, em uma jornada de autodescoberta em uma versão alternativa da Rússia do século XIX.
Acompanhada pelo próprio Diabo, Indika descobre um mundo além do mosteiro onde vive e é levada a se questionar muitas vezes em seu trajeto, desvendando o seu passado conturbado por meio de minigames curiosos e de uma história com um senso de humor sombrio.
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Closer the Distance
Indicado ao prêmio de Games for Impact, Closer the Distance pode ser descrito como um simulador de vida que conta a história sobre conexões entre família e amigos diante de uma tragédia.
É um jogo com grande foco na narrativa e em que as escolhas dos jogadores importam, garantindo momentos emocionantes. O jogador controla Angela, que utilizará sua habilidade etérea para curar a comunidade da cidade de Yesterby através de esperança, empatia e conexão.
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The Plucky Squire
Conhecido no Brasil como O Escudeiro Valente, The Plucky Squire é um simpático jogo de ação e aventura que se passa em um livro de histórias infantil. Após descobrir que está fadado a sempre perder para o protagonista Pontinho, o vilão Enfezaldo descobre uma forma de expulsar o herói do livro.
Por isso, The Plucky Squire brinca bastante com a transição entre os mundos 2D e 3D e faz grande uso de metalinguagem para contar a sua narrativa. Vale notar que o jogo está todo localizado em português do Brasil.
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Frostpunk 2
Indicado ao prêmio de Melhor Jogo de Estratégia e Simulação, Frostpunk 2 mistura construção de cidades com sobrevivência em uma Terra pós-apocalíptica, que é assolada por um inverno sem fim.
O jogador deve lidar com um ciclo interminável de oferta e demanda, angariando recursos necessários tanto para o crescimento da metrópole como também para a sobrevivência da população em um cenário tão crítico. Isso também envolve balancear os interesses de facções, que têm visões conflitantes sobre o futuro da metrópole.
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Você já conhecia esses jogos independentes indicados ao The Game Awards? Quais são seus favoritos? Deixe seus comentários nas redes sociais do Voxel!