menu
TecmundoVoxel
Voxel

Às vésperas do Switch 2, Japão realiza prisão inédita de modder da Nintendo

Segundo informações de um veículo japonês, a Nintendo prendeu, pela primeira vez, um modder que modificou o hardware do Switch; Saiba mais!

Avatar do(a) autor(a): Valdecir Emboava

16/01/2025, às 19:30

Atualizado em 16/01/2025, às 13:42

Às vésperas do Switch 2, Japão realiza prisão inédita de modder da Nintendo

Fonte: Nintendo

O martelo da justiça da Nintendo continua "cantando" para aqueles que não andam na linha no que diz respeito à pirataria de seus produtos. Tivemos diversos casos assim em 2024 e o mais recente deles é um acontecimento inédito: a gigante japonesa prendeu, pela primeira vez na história do Japão, um modder que modificou o hardware do Switch.

Segundo as informações do NTV News, um japonês de 58 anos foi preso no dia 15 de janeiro sob suspeita de violar o Trademark Act ao comercializar Switchs modificados ilegalmente

De acordo com vários veículos japoneses, este é um acontecimento inédito, já que é a primeira prisão que ocorreu na história do país por conta de um videogame modificado — o que, certamente, estabelece um novo marco para as gigantes do ramo.

Pela primeira vez na história do Japão, um modder é preso por modificar o hardware de um videogame.
Pela primeira vez na história do Japão, um modder é preso por modificar o hardware de um videogame.

Japonês preso por desbloqueio do Switch também estava em posse de jogos piratas da Nintendo

Segundo o NTV News, o homem, que não teve seu nome divulgado, é suspeito de soldar peças modificadas nas placas de circuito de Switch usados e vendê-los em aplicativos de mercado digital por 28.000 ienes cada — o que equivale à cerca de R$ 1.081,36 em conversão direta e sem impostos.

Os dispositivos foram modificados para que pudessem rodar jogos pirateados, e o homem aparentemente também estava em posse de 27 títulos ilegais da Nintendo no momento da prisão. De acordo com a polícia, o modder já admitiu as acusações e está sendo investigado por outras possíveis violações.

Nintendo também fechou um dos emuladores mais famosos do Switch em 2024

Não é de hoje que a Nintendo luta contra a pirataria de seus produtos — na verdade, a casa do Mario é uma das empresas que mais protegem suas propriedades. Em fevereiro do ano passado, a gigante japonesa também processou os responsáveis pelo Yuzu, um dos emuladores de Switch mais populares de PC.

Responsáveis pelo Yuzu foram processador pela Nintendo no ano passado.
Responsáveis pelo Yuzu foram processados pela Nintendo no ano passado.

Na ocasião, a grande justificativa do processo foi de que o Yuzu é um dos maiores responsáveis por Zelda: Tears of the Kingdom ser pirateado mais de 1 milhão de vezes antes mesmo de seu lançamento oficial. Se quiser saber mais, confira os detalhes do processo abaixo!

Qual sua opinião sobre a prisão do japonês que pirateava a Nintendo? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!



Avatar do(a) autor(a): Valdecir Emboava

Valdecir Emboava

Especialista em Cibersegurança

star

Continue por aqui