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Jogos em mídia física estão ameaçados e podem ficar mais caros? Entenda situação no Brasil

Os jogos em mídia física podem ficar mais caros nos EUA com as novas tarifas impostas por Donald Trump, mas no Brasil as coisas podem seguir normalmente; Entenda a situação!

Avatar do(a) autor(a): Valdecir Emboava

10/03/2025, às 11:30

Jogos em mídia física estão ameaçados e podem ficar mais caros? Entenda situação no Brasil

Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos formalmente no fim de janeiro — e na ocasião já assinou uma série de ordens executivas. Uma delas é referente a um novo conjunto de tarifas sobre produtos da China, Canadá e México que pode impactar significativamente o preço e a disponibilidade de mídias físicas, assim como consoles, em território norte-americano. Mas isso afetará o Brasil de alguma forma? 

Bem, vamos por partes. As tarifas começaram a valer na última terça-feira (04) e incluem um imposto de 25% sobre quase todas as importações do Canadá e do México — além de um imposto de 20% sobre bens da China.

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Embora seja possível para as empresas simplesmente arcarem com esses custos, na maioria dos casos eles são repassados ​​aos consumidores. Gigantes como Target, Best Buy, Acer e outras já alertaram aos seus clientes para esperar que os preços de seus produtos aumentem nos próximos meses.

Aparentemente o cenário também será caótico para quem joga videogames. De acordo com Daniel Ahmad, analista da Niko Partners, as tarifas de 20% sobre produtos chineses impactarão os preços de consoles, smartphones, GPUs, laptops e muitos outros produtos — enquanto a tarifa de 25% sobre produtos do México impactará consideravelmente os jogos físicos nos EUA.

Jogos em mídia física ficarão mais caros no Brasil?

Cerca de 75% dos consoles importados para os Estados Unidos são da China, de acordo com Ahmad — então ainda não ficou claro o quanto exatamente essas tarifas impactarão os preços.

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Embora o cenário não seja nada animador na terra do Tio Sam, parece que o Brasil está “tranquilo” — pelo menos por enquanto e na questão dos jogos físicos.

“Os produtos distribuídos no Brasil são de fabricação local, logo não há incidência do imposto de importação, no momento observamos a movimentação do setor, mas não há sinalização de que suas medidas possam afetar o mercado brasileiro”, confirmou a Solutions 2GO, distribuidora de jogos em mídia física no Brasil, ao Voxel.

Na verdade, o nosso país é bastante autônomo no que diz respeito à produção de jogos em mídia física — já que a replicação de discos, assim como materiais gráficos e estojo de acondicionamento, são fabricados aqui. 

“A S2G tem uma distribuição abrangente que atende todos os clientes em território nacional, desde grandes varejistas a pequenos estabelecimentos especializados no mercado de videogames”, explicou a Solutions 2GO.

Empresas podem tratar a mídia digital como uma prioridade, mas mídia física no Brasil ainda é essencial

Desde o início da atual geração, com a disponibilidade do Xbox Series S e o modelo digital do PS5, já ficou claro que as grandes empresas do ramo estão cada vez mais adeptas a lançar seus jogos apenas em formato digital — e as novas tarifas impostas por Trump podem acelerar ainda mais essa tendência.

Mat Piscatella, analista da Circana, também destacou em um relatório recente que o mercado norte-americano vem registrando quedas nas vendas de jogos entre os mais jovens — já que o hobby tem se tornado cada vez mais caro por lá. 

Além disso, ele interagiu na publicação de Ahmad para observar que existe a possibilidade de jogos físicos desaparecerem totalmente das prateleiras.

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Por aqui, no entanto, ainda há uma grande demanda dos jogadores brasileiros por jogos em mídia física, já que a infraestrutura do país no que diz respeito à internet banda larga enfrenta certas limitações.

“Acreditamos que, apesar do crescimento da mídia digital, a mídia física ainda tem um papel fundamental no Brasil. Um dos principais fatores é a infraestrutura de banda larga do país, que ainda apresenta desafios", contou a Solutions 2GO ao Voxel. “Muitos jogadores possuem internet limitada, planos com franquia de dados e dificuldades para baixar jogos que, muitas vezes, ultrapassam 100 GB. Nesse cenário, a mídia física oferece conveniência e acessibilidade”.

E você, prefere a mídia digital ou ainda é adepto à mídia física? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!



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Valdecir Emboava

Especialista em Cibersegurança

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