Jim Ryan, ex-CEO da PlayStation, tinha uma visão de negócios focada em jogos de serviço, uma estratégia no mínimo questionável para alguns. Até 2025, a intenção do executivo era lançar pelo menos 12 projetos do gênero, mas poucos deles viram a luz do dia. Ao que parece, a situação não melhora muito para os remanescentes, como é o caso de Fairgame$ — que perdeu sua diretora, Jade Raymond, e pode ter sido adiado mais uma vez, agora para 2026.
De acordo com um relatório da Bloomberg, a produtora veterana Jade Raymond deixou a Haven Studios, empresa que ela própria fundou em 2021. Embora seus motivos não tenham ficado claros, a reportagem cita fontes que mencionam um possível descontentamento com Fairgame$ após um teste externo não ter sido bem recebido e gerado certa “preocupação”.
)
A saída encerra uma década agitada para Raymond, que ganhou destaque após ser produtora executiva de Assassin's Creed 2, Assassin's Creed: Bloodlines e Watch Dogs. Ela deixou a Ubisoft em 2015 para fundar a Motive Studios na EA, antes de sair em 2018 para liderar o Google Stadia e deixar a empresa em 2021 para fundar a Haven Studios — que foi adquirida pela PlayStation logo em seguida, em 2022.
“Jade Raymond tem sido uma parceira incrível e uma força visionária na fundação da Haven Studios”, disse um porta-voz da PlayStation à Bloomberg. “Somos profundamente gratos por sua liderança e contribuições, e desejamos a ela tudo de bom em seu próximo capítulo”.
Fairgame$ pode ter sido adiado para 2026, segundo Jason Schreier
A gigante japonesa acrescenta que está "comprometida em apoiar a Haven Studios e animada para continuar a jornada". Certamente, isso implica que o desenvolvimento do Fairgame$ continuará de alguma forma — embora a Sony tenha cancelado vários outros projetos similares nos últimos meses.
No entanto, em uma reportagem à parte, o jornalista e insider Jason Schreier, uma fonte de boa credibilidade na indústria, afirmou que Fairgame$, antes previsto para a primavera brasileira, foi adiado internamente para o primeiro semestre do ano que vem.
“Fairgame$ estava originalmente programado para ser lançado no outono [primavera brasileira] de 2025, mas foi adiado para a próxima primavera [outono brasileiro], disseram as pessoas”, disse Schreier no relatório.
)
Em fevereiro deste ano, o jornalista Jeff Grubb, outra fonte de boa credibilidade, também afirmou em um podcast que Fairgame$ foi adiado para o ano que vem — reforçando ainda mais a informação de Schreier.
“Nada de Fairgame$ este ano. Fairgame$, até onde eu sei, foi adiado para 2026”, revelou Grubb em conversa no podcast Game Mess Decides. Certamente, não se trata de um pronunciamento oficial da Sony — então trate as informações do texto com muita cautela.
Pelo que promete, Fairgame$ pode trazer frescor ao multiplayer cooperativo — difícil é criar expectativas
Anunciado originalmente em 2023, Fairgame$ é descrito pelos seus criadores como “uma abordagem nova e moderna do gênero de assalto”.
O diretor criativo, Mathieu Leduc, disse que a experiência dará aos jogadores a oportunidade de quebrar as regras “como um Robin Hood moderno, um caçador de emoções ou apenas alguém que quer coletar itens legais”.
A premissa de Fairgame$ fará com que os jogadores vivão como assaltantes que se aventuram em “locais proibidos” no mundo todo para roubar “saques legais” — além de desvendar os “planos nefastos” dos bilionários que orquestram essas arenas competitivas.
- Leia também: Red Dead Redemption 2 barato, Fallout de graça e mais! Veja as indicações de games da semana
Ansioso para Fairgame$? Será que projeto pode desandar com a ausência de Jade Raymond? Comente suas expectativas para o shooter nas redes sociais do Voxel!