No início de abril, durante o Direct dedicado ao Switch 2, a Nintendo confirmou que alguns jogos físicos do seu console de nova geração virão em formato de Game-Key Card, que são cartões físicos, mas exigem download obrigatório para jogá-los. Embora isso tenha gerado algumas dúvidas na ocasião, a gigante japonesa deu mais instruções sobre o método, que vem gerando polêmica nas redes sociais.
A companhia já explicou que, ao inserir o cartão, o aparelho exibirá instruções na tela inicial sobre como baixar o conteúdo. Após o download e a abertura do jogo pela primeira vez, não será necessária conexão online para jogar — desde que o Game-Key Card esteja inserido no Switch 2.
Os encartes indicarão que o título exige download e mostrarão o espaço necessário que os jogadores devem ter disponível no armazenamento do aparelho.
)
O formato segue uma tendência já comum em plataformas como PS5 e Xbox Series X|S, onde mídias físicas muitas vezes contêm apenas parte do jogo e exigem grandes downloads após a instalação.
Enquanto a solução traz um download obrigatório, a melhor parte da mídia física ainda está presente no produto: a Nintendo confirmou que você ainda poderá emprestar ou revender o Game-Key Card.
Como funciona o acesso ao Game-Key Card no Switch 2?
Em publicação no site oficial, a Nintendo mostrou na íntegra como funciona o Game-Key Card no Switch 2. Confira uma imagem do produto e como é o cartão, que traz um indicador do tamanho do download na embalagem.
)
- Passo 1 — Insira o Game-Key Card do jogo no console;
- Passo 2 — Baixe o jogo
- Lembrando que o jogo em si não está incluído no Game-Key Card, então você terá que baixá-lo antes de jogar.
- Ao inserir o Game-Key Card, instruções adicionais serão exibidas no menu HOME. Siga as instruções e baixe o jogo.
- Passo 3 — Após o download ser concluído, você já pode jogar o título em questão.
Quais jogos serão lançados em formato de Game-Key Card no Switch 2?
Curioso para saber quais jogos serão lançados em formato de Game-Key Card no Switch 2? Então confira abaixo os que já foram confirmados. Diversas publishers de peso, como a Capcom, já confirmaram a adoção da novidade.
Jogos confirmados em formato de Game-Key Card no Switch 2
- Raidou: Remastered
- Yakuza 0 Director’s Cut
- Puyo Puyo Tetris 2S
- Sonic X Shadow Generations
- Bravely Default Flying Fairy HD Remaster
- Street Fighter 6 Year 1-2 Fighters Edition
- Hitman World of Assassination
- Daemon X Machina: Titanic Scion (apenas no Japão)
Jogos de Switch 2 que virão completos no cartão, sem a necessidade de download através do Game-Key Card
Por outro lado, a primeira leva de jogos first party da Nintendo, bem como títulos de empresas como a CD Projekt Red, chegarão com download completo. Assim, os jogadores não precisão fazer um download extra para aproveitar o conteúdo.
- Cyberpunk 2077
- Rune Factory: Guardians of Azuma
- Daemon X Machina: Titanic Scion (apenas nos Estados Unidos)
- Story of Seasons Grand Bazaar
- Donkey Kong Bananza
- Kirby and the Forgotten Land
- Zelda Breath of the Wild
- Zelda Tears of the Kingdom
- Super Mario Party Jamboree
- Mario Kart World
Game-key Card gerou preocupações entre os ansiosos pelo Switch 2
Apesar de não ser novidade na Nintendo, já que títulos como LA Noire no Switch original já exigiam download, a implementação mais ampla desse modelo gerou preocupação em alguns jogadores. Além de deixar mais controle na mão da Nintendo, a mudança em relação aos cartuchos tradicionais preocupou fãs da mídia física.
Em entrevista recente ao IGN, o CEO da Nintendo of America, Doug Bowser, abordou essas preocupações da comunidade em relação ao novo formato de jogo adotado para o Switch 2. Questionado se os Game-key Cards são o futuro da gigante japonesa, o executivo afirmou que os jogos físicos ainda são "uma parte essencial do nosso negócio" e que a Nintendo planeja dar suporte a eles "no futuro imediato".
)
Bowser então explica que os Game-key Cards permitem que desenvolvedores e editoras terceirizadas tragam "conteúdo mais profundo, maior e mais envolvente" para o Switch 2. Portanto, parece que os games físicos ainda fazem parte do futuro da Nintendo, pelo menos por enquanto, e esse formato novo pode ajudar nisso.
Uma coisa é fato, os Game-key Cards são polêmicos por não trazerem o jogo completo e exigirem um download extra. Por outro lado, a novidade ainda permite que o jogador empreste ou até revenda jogos, como a mídia física tradicional, garantindo uma sobrevida para essa prática.
- Leia também: Red Dead Redemption 2 barato, Fallout de graça e mais! Veja as indicações de games da semana
Quando o Switch 2 será lançado? Qual o preço do console no Brasil?
O Switch 2 será lançado no Brasil e no mundo no dia 5 de junho de 2025. Por aqui, o console de nova geração da Nintendo terá preços a partir de R$ 4.499,90 — com o bundle de Mario Kart World custando R$ 4.799,90.
Ansioso para o Switch 2? Comente suas expectativas para o novo console da Nintendo nas redes sociais do Voxel!