Leslie Benzies, ex-presidente da Rockstar North e produtor responsável por jogos como GTA e Red Dead Redemption, deixou a empresa em 2016. Dois anos depois, em 2018, o executivo fundou seu próprio estúdio, o Build a Rocket Boy, que atualmente está trabalhando em Everywhere e MindsEye — no entanto, o primeiro projeto pode acabar sendo canibalizado pelo segundo.
Em 2023, ao mesmo tempo em que Everywhere foi revelado, o estúdio também anunciou que estava trabalhando em MindsEye, game de ação e mundo aberto completamente separado que seria lançado exclusivamente dentro de Everywhere (em vez de ser lançado como um jogo standalone).
Ambientado em Utropia, MindsEye faz uso de um conjunto de criação detalhado chamado Arcadia — onde os jogadores podem usar ferramentas do jogo para fazer suas próprias criações, desde pequenos recursos individuais até estágios de ação inteiros com IA programável.
No entanto, a Build A Rocket Boy confirmou que o pacote de criação Arcadia, usado inicialmente apenas para o desenvolvimento de Everywhere, agora também faz parte tecnicamente de MindsEye — o que acabou colocando seu futuro em dúvida.
Em entrevista ao VGC, um porta-voz do estúdio revelou que o Arcadia passou a ser conhecido no jogo como “Play.MindsEye” e "Build.MindsEye". “Como acontece com todos os novos produtos, as coisas evoluem”, disse o porta-voz quando questionado sobre o estado atual de Everywhere e a ferramenta Arcadia.
“O Arcadia foi originalmente concebido como nossa plataforma de criação, mas à medida que continuamos desenvolvendo MindsEye e construindo o ecossistema do estúdio, ele naturalmente se transformou em algo mais focado: Play.MindsEye e BuildMindsEye”, completou.
Entenda o Play.MindsEye e BuildMindsEye, a “evolução” do Arcadia
Segundo o estúdio, o Arcadia agora representa “três experiências perfeitamente interconectadas”. A primeira delas é “uma campanha explosiva de ação e aventura”.
A segunda, baseada no Play.MindsEye, representa um “fluxo contínuo de conteúdo premium desenvolvido pelo estúdio”. Por fim, o Build.MindsEye servirá como ferramenta para os jogadores criarem seus “próprios jogos”.
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O porta-voz também mencionou que, embora o trabalho do estúdio tenha começado originalmente com testes de recursos para Everywhere, envolvendo interação com "uma comunidade de construtores em tempo real", os próprios desenvolvedores já haviam começado a trabalhar no projeto que eventualmente se tornaria MindsEye.
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“Para que concretizássemos totalmente nossa visão, tivemos que testar nosso sistema de criação com uma comunidade de construtores em tempo real e começamos com o Everywhere enquanto estávamos em modo furtivo desenvolvendo MindsEye”, explicou o porta-voz.
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A situação é, no mínimo, uma reviravolta interessante — já que a Build A Rocket Boy havia anunciado Everywhere em 2023 como seu principal produto, com MindsEye originalmente planejado para ser lançado exclusivamente através dele.
Que confusão, não? Em todo o caso, considere que agora Everywhere pode não ver a luz do dia. Enquanto isso, o Arcadia, sua principal ferramenta (que passou a se chamar Play.MindsEye e BuildMindsEye) virou a força motriz no desenvolvimento de MindsEye.
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Quando MindsEye será lançado?
Em outubro do ano passado, a Build A Rocket Boy também confirmou que MindsEye será lançado pela IO Interactive, desenvolvedora e publisher da franquia Hitman.
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“A IO Interactive e a Build A Rocket Boy compartilham a mesma filosofia de criar um vínculo e um relacionamento de longo prazo com nossas comunidades, o que se alinha perfeitamente com nosso compromisso de oferecer experiências imersivas e de alta qualidade para jogadores do mundo todo”, disse Hakan Abrak, CEO da IO Interactive, na ocasião.
MindsEye será lançado no dia 10 de junho para PS5, Xbox Series X|S e PC. O game traz uma trama baseada no protagonista Jacob Diaz, um ex-soldado assombrado por um implante secreto, o “MindsEye”.
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