Três anos após ganhar diversos prêmios e virar o jogo mais bem-sucedido da história da FromSoftware, Elden Ring está de volta de forma um pouco diferente. No dia 30 de maio, a desenvolvedora trouxe às lojas Nightreign, uma experiência focada no multiplayer que apresenta uma nova maneira de encarar as Terras Intermédias.
- Elden Ring: Nightreign, F1 25 e mais! Veja os lançamentos de games da semana
- Quer montar seu PC? Use o cupom KaBuM e economize em hardware!
Entre as principais mudanças do título está o fato de que ele não permite mais montar um personagem do zero, trazendo várias classes com características únicas. Mas não se preocupe! O Voxel já testou o game e traz tudo o que você precisa saber antes de selecionar um herói e se unir a seus amigos em busca de recompensas, lutas difíceis e algumas mortes ingratas.
As classes de Elden Ring Nightreign e suas principais vantagens e características
O Selvagem
- A opção corpo a corpo mais equilibrada
- Escala melhor com: Força (A), Destreza (B) e Resistência (B)
O Selvagem é o personagem mais equilibrado de Elden Ring Nightreign e deve ser a porta de entrada da maioria dos jogadores. Com boas características de HP e força, ele é capaz de usar com maestria todas as armas corpo-a-corpo disponíveis no game. Além disso, sua destreza também permite usar alguns arcos quando necessário.
No entanto, suas características arcanas são fracas e ele não deve ser encarado como uma opção viável para quem deseja usar magias. Ele é uma alternativa interessante especialmente para quem deseja estar no centro da ação, mas também quer ter recursos que permitam se afastar um pouco dela quando necessário.
Habilidades
- Sexto Sentido (passiva) — Engana a morte uma vez indo para trás antes de receber um golpe fatal;
- Tiro de Garra (habilidade) — Atira um gancho capaz de atrair inimigos menores, ou que puxa o personagem em direção a adversários maiores, chefes e locais do ambiente;
- Estaca de Investida (Suprema) — Dispara um dardo explosivo de curto alcance.
A principal habilidade do Selvagem é o Tiro de Garra, que garante a ele uma boa mobilidade e a possibilidade de matar rapidamente inimigos mais fracos. Ela também pode ser usada para encurtar rapidamente a distância contra chefes e, combinada ao pulo, oferece uma grande opção de mobilidade nos mapas do jogo.
A habilidade Suprema da classe também é bastante poderosa e causa tanto dano direto quanto quebra a postura da maioria dos adversários. O ideal é usá-la de forma totalmente carregada sempre que possível, mas sua execução incompleta também pode ser uma boa ideia, já que ela usa somente 75% dos recursos totais.
O Guardião
- Opção defensiva para proteger aliados
- Escala melhor com: Resistência (A) e Força (B)
O Guardião é um personagem mais defensivo, cujas habilidades garantem um maior controle de área e a proteção de aliados. Ele tem o maior potencial de HP de todo o jogo, e sua resistência também pode evoluir de forma surpreendente. Em compensação, sua destreza deixa a desejar e limita suas opções de armas.
Dentro de Elden Ring Nightreign, a classe cumpre um papel maior de suporte e deve ser ajustada para ativar efeitos passivos que ajudam a refletir dano e curar ferimentos de aliados. No entanto, ele também pode ser usado como uma opção secundária para causar dano, contando inclusive com capacidades básicas para invocar feitiços.
Habilidades
- Guarda de Aço (passiva) — Ao usar um escudo, o Guardião assume uma postura defensiva que diminui danos e permite desviar alguns ataques adversários;
- Redemoinho (habilidade) — Cria um pequeno ciclone na sua frente e lança inimigos menores ao ar, além de derrubar outros maiores;
- Asas da Salvação (Suprema) — O personagem plana brevemente no ar, causando um grande dano em área no lugar em que aterrissa.
O Guardião é um personagem relativamente difícil de dominar, já que sua habilidade principal exige certo nível de aprendizado. Segurando o botão de defesa (L1/LB), apertando o botão de desvio (B, ou círculo) e uma direção qualquer no tempo certo, os jogadores ativam uma postura que aumenta muito a capacidade de defesa do personagem — mas reduz sua mobilidade e consome estamina em ritmo rápido.
Ele deve usado principalmente como um tanque, que atrai a atenção de inimigos enquanto seus companheiros se concentram neles. O ideal é que ele seja melhorado com habilidades passivas que aumentam sua vida, e sempre tenha em seu inventário itens de cura — e alguns feitiços de restauração não são uma má ideia.
- Leia também: Red Dead Redemption 2 barato, Fallout de graça e mais! Veja as indicações de games da semana
Embora a classe possa ser autossuficiente, seu papel como primeira linha de defesa também a torna bastante suscetível a mortes inesperadas. Dessa forma, vale a pena formar grupos que tenham um personagem de suporte e pelo menos uma classe capaz de também atrair a atenção de inimigos quando necessário.
Olho-De-Ferro
- Especialista em longa distância
- Escala melhor com: Destreza (A), Resistência (B) e Arcano (B)
Com uma destreza muito alta, o Olho-De-Ferro é o especialista em ataques a longa distância do jogo. Graças à sua estamina relativamente alta, ele também é capaz de atacar em ritmo constante, o que faz dele um bom causador de danos. No entanto, ele depende de bons equipamentos para realmente otimizar suas capacidades.
Grupos que tiverem a classe presente também têm mais chances de obter itens de inimigos derrotados. Com isso, será preciso se focar menos na busca por recursos auxiliares em baús e nas diversas caixas espalhados pelos diferentes mapas da aventura.
- Leia também: Corre! Epic Games libera o jogo grátis da semana nesta quinta (16), mas por tempo limitado
Habilidades
- Olho de Águia (passiva) – aumenta as chances de obter itens de inimigos;
- Marcação (habilidade) – cria um ponto fraco temporário em um adversário ao cortá-lo com uma adaga;
- Disparo único (Suprema) – Dispara uma flecha veloz e que ignora qualquer defesa.
Apesar de ser um especialista em longa distância, o Olho-de-Ferro precisa se aproximar de seus adversários para ativar sua Marcação, que se inicia com um salto agressivo. Assim, é uma boa ideia que outro herói possa distraí-los, especialmente quando se trata de chefes. A boa notícia é que o efeito se espalha por todo o corpo do adversário, por mais que ele tenha várias áreas de ataque.
Além de ser um especialista em ficar protegido causando dano, o personagem também é ótimo para reviver aliados. Para otimizá-lo ao máximo, busque por equipamentos com efeitos negativos como veneno ou fogo — sempre dando prioridade para aquele que mais afeta o chefe de fase.
Duquesa
- Bata rápido e saia correndo sem chamar atenção
- Escala melhor com: Inteligência (A), Destreza (B) e Fé (B)
A primeira personagem desbloqueável de Elden Ring Nightreign, a Duquesa tem a inteligência como seu status mais avançado. Assim, é uma boa ideia combinar a adaga com a qual ela começa com um item auxiliar de grande afinidade mágica. Também vale a pena considerar usar um cajado como a arma secundária da personagem.
Embora seus pontos de magia evoluam bem, é bom ficar atento para não gastá-los rapidamente usando habilidades e ataques mágicos. O vigor, embora seja baixo, não deve ser um problema graças à habilidade passiva que reduz o quanto dele é consumido em manobras evasivas e ao ser alvo de ataques.
Habilidades
- Equilíbrio Magnífico (passiva) – aumenta as chances de se esquivar repetidamente de adversários;
- Reapresentar (habilidade) – reprisa os acontecimentos de eventos recentes, causando novamente o dano recebido por inimigos;
- Final (Suprema) – esconde a personagem e seus aliados próximos da vista dos inimigos por tempo limitado.
A melhor forma de usar a Duquesa é se aproveitando da grande mobilidade oferecida por ela. Enquanto a personagem não é a melhor opção para liderar uma linha de ataque, ela é ótima para chegar por trás e causar dano crítico em chefes e em alguns dos inimigos de tamanho maior.
Também vale a pena equipá-la com equipamentos que deixem inimigos envenenados, com sangramento, congelamento ou outros efeitos negativos. Para tirar maior proveito possível de Reapresentar, tente usá-lo logo após seus aliados usarem uma habilidade Suprema — e Final é uma ótima opção para quando seu grupo precisa respirar em meio a um confronto difícil contra um chefe.
Corsário
- Trocação franca sem complicações
- Escala melhor com: Força (S)
O Corsário é a classe ideal para quem deseja partir para o corpo a corpo sem se preocupar muito em sofrer danos. Capaz de provocar estragos consideráveis em inimigos, a classe também é marcada por uma postura bastante resistente — o que significa que seus golpes dificilmente são interrompidos.
Embora tenha uma quantidade de vida e de resistência consideráveis, a classe não é imortal. Assim, ela funciona de forma otimizada com companheiros especializados em suporte e com equipamentos que aumentem seu dano crítico. Também vale a pena ter um grande arco equipado como reserva nos momentos em que se aproximar de um chefe significa morte certa.
Habilidades
- Determinação do lutador (passiva) – evita que o personagem seja derrubado durante animações de ataque e garante uma pequena fatia de vida após sofrer ataques mortais para outras classes;
- Retaliar (habilidade) – resiste a ataques de inimigos grandes, que são respondidos com vários esmurrões;
- Stela Totem (Suprema) – invoca um totem gigante que gera uma aura que fortalece aliados. O monólito também protege contra flechas e pode ser escalado para fornecer proteção adicional.
O Corsário é uma classe consideravelmente simples para os padrões de Elden Ring Nightreign, dispensando um maior gerenciamento de recursos. No entanto, é ideal que ele tenha em seu inventário vários itens de cura, garantindo mais chances de ele permanecer vivo depois da “trocação franca” com chefes.
Para otimizar a classe, o ideal é buscar talismãs que aprimorem sua capacidade de cura, especialmente quando ela está associada a danos críticos. Caso você queria um especialista em quebrar posturas adversárias e que use bem armas que exigem as duas mãos, essa pode se tornar sua opção favorita no jogo.
- Leia também: Nintendo: jogos para Switch com até 90% OFF na eShop
Reclusa
- O canhão de vidro
- Escala melhor com: Inteligência (S) e Fé (A)
A Reclusa ocupa o lugar tradicional do mago em Elden Ring Nighreign, se mostrando uma boa opção tanto para causar dano quanto para dar suporte a outras classes. Embora ela comece as partidas um tanto fraca, em pouco tempo ela começa a ter mais pontos de magia e se torna bastante útil.
No entanto, ela ainda exige ter uma boa noção de gerenciamento de recursos para realmente funcionar nas partidas. Assim, dominar suas habilidades nativas, procurar por itens de recuperação e ter certa habilidade — e sorte — na hora de selecionar equipamentos é essencial para ter sucesso.
Habilidades
- Defensa Elemental (passiva) – gera resíduos toda vez que um inimigo é atingido com dano de fogo, magia, eletricidade ou sagrado. Eles podem ser absorvidos por qualquer jogador, aumentando a afinidade entre eles e os elementos;
- Coquetel Mágico (habilidade) – coleta os resíduos e os lança em inimigos na forma de uma bomba explosiva;
- Canção de Sangalma (Suprema) – marca os inimigos com símbolos de sangue, que aumentam temporariamente o dano recebido por eles, enquanto recupera o HP e a magia da Reclusa.
A Reclusa tem uma jogabilidade complexa, que envolve causar dano nos inimigos e coletar resíduos específicos com objetivos de longo prazo. Os elementos ficam marcados em tela em três orbes diferentes, que podem ser coletados em qualquer ordem — o que facilita um pouco o uso do Coquetel Mágico.
- Leia também: Nuuvem: jogos da Steam para PC com até 90% OFF
Dado que a classe tem muito pouco HP, ela não é recomendada para o jogo solo e depende muito de um grupo bem-ajustado. Sua prioridade deve ser encontrar cajados e selos que desbloqueiem mais ataques, bem como consumíveis que a ajudem a matar inimigos de nível mais baixo — permitindo assim que ela ganhe a experiência necessária para revelar seu verdadeiro potencial de causar dano à distância.
Executor
- Alto risco e alta recompensa
- Escala melhor com: Destreza (S) e Arcano (S)
O executor é uma classe especializada em katanas, que tem seu melhor momento nos combates um a um, seja com inimigos comuns ou chefes. Ele é especialmente bom em aplicar efeitos negativos, como veneno, queimaduras ou outras opções que ajudem a derreter a vida de adversários.
Com uma quantidade razoável de vida e estamina, a classe é bastante adequada a armas rápidas. Embora sua destreza também permite usar alguns arcos, eles não são a opção otimizada para a classe, que exige um pouco de treino antes de revelar todo seu potencial.
- Leia também: Microsoft Store tem jogos de Xbox com até 90% OFF
Habilidades
- Tenacidade (passiva) – garante mais resistência a efeitos negativos, aumentando temporiamente seu dano e estamina quando eles são eliminados;
- Espada Amaldiçoada (habilidade) – uma arma especial que diminui a velocidade de movimento da classe, mas aumenta sua habilidade de desviar ataques e negar dano. Com o tempo, ela enche uma barra que amplia o dano total do personagem;
- Aspectos do Crisol: Fera (Suprema) – transforma o personagem em uma grande fera capaz de causar muito dano por tempo limitado.
O Executor é uma classe bastante específica e que demora um bom tempo para ser dominada. Sua espada amaldiçoada se diferencia por poder ser ativada a qualquer momento, trazendo tanto benefícios quanto desvantagens. Ela é ótima contra inimigos com movimentos fáceis de ler, mas horrível contra aqueles que usam ataques teleguiados ou agarrões.
Assim, ela é uma opção que fica mais poderosa somente nas mãos de jogadores experientes e habituados com o mundo de Elden Ring Nightreign. No entanto, novatos podem aproveitá-la a usando de forma semelhante ao Selvagem, com uma especialidade em provocar efeitos negativos — nesse caso, no entanto, a Espada Amaldiçoada vai ser muito pouco usada.
Espectro
- Manipula inimigos derrotados
- Escala melhor com: Fé (S), Inteligência (B) e Arcano (B)
Uma classe que oferece uma boa mistura entre dano a longa distância e suporte, a Espectro pode enganar graças às suas armas iniciais — um par de garras. Jogadores experientes devem se livrar delas o quanto antes, as trocando por cajados e selos sagrados, combinados de preferência com um escudo.
Com muita pouca vida, ela não deve ser levada à linha de frente do campo de batalha, mas suas invocações a tornam viável para aventuras solo. Sua boa afinidade com armas de longo alcance também faz dela uma ótima companheira em equipes com um bom tanque e um especialista em ataques a curta distância.
Habilidades
- Necromancia (passiva) – invoca inimigos derrotados que se transformam em aliados;
- Invocar Espírito (habilidade) – toca a lira da personagem, que invoca familiares derrotados para ajudá-la;
- Marcha Imoral (Suprema) – invoca uma ira vingativa que causa grande dano e deixa aliados imortais por um curto período.
Para a Espectro funcionar bem, ela deve sempre dar o último ataque em um inimigo — o que ativa sua necromancia. A habilidade passiva funciona em qualquer adversário, com exceção de chefes, garantindo um auxílio que dura aproximadamente um minuto. Diversos aliados podem ser criados de forma simultânea, incluindo alguns subchefes bastante úteis.
Eles podem ser ótimas distrações nos combates, permitindo que a classe se foque em usar feitiços e causar dano a longa distância. O desafio está em encontrar equipamentos que garantam um bom gerenciamento de pontos de magia, que são essenciais para ela. Jogadores experientes também devem carregar um arco para os momentos de maior urgência.
Onde jogar Elden Ring Nightreign?
O game multiplayer da FromSoftware já está disponível para jogar no PC, PS5 e Xbox Series S e X. Os preços do jogo partem de R$ 197,90 no computador, mas é possível adquiri-lo com desconto em lojas como a Nuuvem, que oferece o título atualmente por R$ 176,90.
- Leia também: Prime Gaming recebe novos jogos grátis nesta quinta (16)! Veja a lista e saiba como resgatar
E aí, você pretende jogar Elden Ring Nightreign? Comente nas redes sociais do Voxel a sua opinião sobre o game!