A 1047 Games anunciou, na última terça (22), que está “deslançando” Splitgate 2 das plataformas para reformular o projeto após um lançamento com baixa adesão e recepção mista. Com isso, o jogo de tiro, lançado em junho deste ano, retornará ao estado beta até 2026. A decisão foi acompanhada de cortes na equipe — embora o número de demissões não tenha sido divulgado pela empresa.
Segundo Ian Proulx e Nicholas Bagamian, co-fundadores do estúdio, a estreia ocorreu cedo demais, com recursos apressados e falhas que comprometeram a experiência esperada pelos fãs. O objetivo agora, aparentemente, é reconstruir partes importantes do shooter com foco em modos clássicos e uma monetização mais simples.
“Acreditamos em Splitgate 2, mas lançamos cedo demais. Tínhamos objetivos ambiciosos e, na nossa empolgação para compartilhá-los com vocês, nos esforçamos mais do que podíamos”, explicaram os executivos. “Apressamos certos recursos, cometemos alguns erros estúpidos e, o mais importante, não entregamos a vocês o caos polido e cheio de portais que vocês tanto adoraram”.
Equipe afetada pelas demissões será indenizada e terá apoio para se realocar no mercado de trabalho
A desenvolvedora destacou que o trabalho com Splitgate 2 será de longo prazo a partir de agora, exigindo redirecionamento de recursos e redução de pessoal.
A equipe afetada está recebendo indenização e apoio para recolocação profissional no mercado de trabalho — e a empresa também espera recontratar esses desenvolvedores novamente no futuro.
)
“Isso é de partir o coração. Eles são nossos companheiros de equipe e amigos, e ajudaram a construir o que temos hoje”, lamentaram os executivos. “Eles estão recebendo indenização e auxílio para recolocação profissional, e estamos comprometidos em fazer tudo o que pudermos para ajudá-los nessa transição. Esperamos trazê-los de volta quando pudermos”.
A 1047 Games ainda reforçou o compromisso com a comunidade e afirmou que continuará ouvindo os jogadores durante o processo de reformulação do shooter.
O plano é entregar uma experiência mais próxima da original, mantendo a identidade de combate com portais que tornou o jogo popular nos trailers de anúncio.
Servidores do primeiro Splitgate serão desligados no mês que vem
Por fim, o estúdio também informou no comunicado que desligará os servidores do primeiro Splitgate no próximo mês — pois eles custam ao estúdio "centenas de milhares de dólares" para se manterem ativos. A data exata, no entanto, ainda não foi especificada.
O Splitgate original foi lançado para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC. O projeto foi idealizado por Proulx e Bagamian durante um trabalho da faculdade, enquanto estudavam ciência da computação na Universidade de Stanford — com ambos se inspirando nos jogos da franquia Portal para criar o shooter.
)
No primeiro momento, o jogo chegou gratuitamente na Steam em maio de 2019, com a 1047 Games trabalhando no pós-lançamento e arrecadando cerca de US$ 10 milhões para o projeto com alguns investidores. Posteriormente, em junho de 2021, o primeiro Splitgate finalmente chegou aos consoles.
- Leia também: Novo console portátil traz duas telas, design modular e emulação de Nintendo 3DS e Switch! Conheça o OneXSugar
Você estava jogando Splitgate 2 por aí? O que acha da decisão do estúdio em “deslançar” o shooter para trazer novidades no ano que vem? Comente sua opinião nas redes sociais do Voxel!