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Terror em Silent Hill ganha trailer e data de lançamento! Confira

Trailer do novo filme de Silent Hill com James Sunderland, novo gameplay de Resident Evil Requiem e mais! Veja as principais notícias de games do dia no Checkpoint

Avatar do(a) autor(a): Valdecir Emboava

schedule03/12/2025, às 17:15

updateAtualizado em 03/12/2025, às 17:18

Terror em Silent Hill ganha trailer e data de lançamento! Confira

Como uma fênix, Silent Hill renasceu das cinzas em maio do ano passado, ocasião em que a Konami anunciou uma série de projetos para a franquia — incluindo jogos e uma sequência cinematográfica do filme de 2006. O Checkpoint desta quarta (03) traz novidades sobre Return to Silent Hill, longa que adaptará a melancólica história de James Sunderland para as telonas.

Return to Silent Hill será lançado exclusivamente nos cinemas de todo o mundo a partir de 22 de janeiro — mas chegará às telonas brasileiras só no dia 12 de março. O primeiro trailer, inclusive, foi divulgado esta semana, trazendo um pequeno vislumbre da adaptação em live-action.

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Quer saber o que mais aconteceu no mundo dos games nesta quarta (03)? Então prepara o cafezinho da tarde e acompanhe o Voxel por mais um Checkpoint!

Filme de Silent Hill ganha primeiro trailer com James Sunderland

O primeiro trailer de Return to Silent Hill foi divulgado, apresentando oficialmente a nova adaptação baseada em Silent Hill 2, clássico da Konami lançado em 2001. 

O longa, dirigido por Christophe Gans, chega aos cinemas em 2026 e marca o terceiro filme da franquia, retomando a história de James Sunderland, agora interpretado por Jeremy Irvine, em meio ao aniversário de 20 anos do filme original de 2006.

Produzido por Victor Hadida, Molly Hassell e David M. Wulf, o filme será lançado mundialmente a partir de janeiro, chegando ao Brasil em 12 de março. A trama acompanha James enquanto ele retorna à cidade tomada pela névoa após receber uma carta misteriosa de Mary, enfrentando criaturas e verdades perturbadoras ao longo da jornada. 

Segundo Gans, o objetivo é criar “uma experiência que funciona como armadilha física e espelho emocional”, enquanto Hadida reforça que “cada som e enquadramento foi pensado para uma experiência totalmente imersiva na telona”.

Resident Evil Requiem tem novo gameplay divulgado com Grace enfrentando zumbis

Um novo trecho de gameplay de Resident Evil Requiem foi exibido na televisão japonesa, revelando cenas inéditas com Grace Ashcroft enfrentando zumbis em corredores estreitos. O vídeo de 34 segundos destaca a alternância entre perspectivas em primeira e terceira pessoa, reforçando o foco da Capcom em criar situações mais claustrofóbicas para o próximo título da série.

As imagens mostram Grace utilizando uma pistola para lidar com inimigos em ambientes fechados, diferentes dos já apresentados em materiais promocionais anteriores. 

Segundo o insider Dusk Golem, responsável por compartilhar o vídeo, o conteúdo exibido “faz parte da versão japonesa censurada”, embora ainda mantenha sangue e efeitos de violência. A gravação ocorreu durante um “programa especial de Resident Evil que foi ao ar exclusivamente no Japão”.

PIF da Arábia Saudita deterá 93% da EA após aquisição

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O Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita deverá controlar 93,4% da Electronic Arts caso a proposta de aquisição seja aprovada pelos acionistas, segundo novo documento revelado pelo Wall Street Journal

A transação, avaliada em US$ 55 bilhões, envolverá ainda Silver Lake Partners e Affinity Partners, que ficarão com participações significativamente menores no consórcio.

O relatório detalha que a Silver Lake assumirá 5,5% das ações, enquanto a Affinity Partners ficará com 1,1%. O WSJ classificou a estrutura como “incomum”, já que fundos soberanos normalmente atuam como investidores minoritários, enquanto empresas de private equity costumam liderar operações desse porte. 

Eidos Montreal demite funcionários e planeja mais cortes

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A Eidos Montréal realizou uma nova rodada de demissões nos últimos dias e ainda prevê reduzir mais postos de trabalho em breve, de acordo com relatos de ex-colaboradores e fontes próximas ao estúdio. As dispensas mais recentes atingiram ao menos uma dúzia de profissionais, marcando o segundo corte significativo do ano.

Vários ex-funcionários confirmaram a saída por meio do LinkedIn, incluindo o diretor de jogabilidade Samuel Daher, que afirmou: “Trabalhava na Eidos, adorava e teria ficado, mas os tempos estão difíceis”. 

Segundo fontes ouvidas pelo Insider Gaming, a maior parte dos projetos internos teria sido cancelada, restando apenas colaborações com Xbox em títulos como Grounded 2 e Fable, além de um projeto próprio iniciado em 2019. Após a conclusão desses trabalhos, as mesmas fontes indicam que “já estão previstas novas reduções de pessoal”.

Problema de plágio envolvendo Marathon e artista independente é resolvido

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O caso de plágio envolvendo Marathon e uma artista independente foi oficialmente solucionado pela Bungie, segundo declarações publicadas nesta semana. 

A controvérsia começou quando a criadora afirmou que elementos visuais produzidos por ela em 2017 haviam sido utilizados sem autorização em ambientes do jogo — alegação que foi reconhecida pelo estúdio após uma investigação interna.

Na época, a Bungie confirmou que “um ex-artista da Bungie os incluiu em uma folha de texturas que acabou sendo usada no jogo”, reforçando que “levamos assuntos como esse muito a sério” e que estavam comprometidos em compensar a autora.

Agora, a artista informou que “a questão da arte de Marathon foi resolvida com a Bungie e a Sony Interactive Entertainment para minha total satisfação”. 

Embora os termos não tenham sido divulgados, o estúdio afirmou ter revisado seus recursos e implementado controles mais rígidos para evitar ocorrências semelhantes enquanto segue no desenvolvimento de Marathon, previsto para o ano que vem.

E aí, o que você achou das principais notícias de games do dia no Checkpoint? Conte pra gente nas redes sociais do Voxel e do TecMundo!

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