Wolfenstein 3D não foi exatamente o primeiro FPS, mas foi o que definiu a base do estilo. Depois de mais de 30 anos do lançamento do primeiro jogo que carrega o nome no título e com o lançamento de Wolfenstein II: The New Colossus, achamos que era uma boa hora de relembrar a história da franquia.
Castle Wolfenstein - 1981
O primeiro Wolfenstein, que na verdade se chama Castle Wolfenstein, é de 1981, desenvolvido por Silas Warner e lançado para Apple II. A premissa do jogo é a seguinte - os Nazistas te prenderam e te levaram até o “Castelo Wolfenstein” pra ser interrogado, torturado e depois morto. O último “hóspede” do lugar te deixou uma carta e uma arma que conseguiu roubar de um guarda. O seu objetivo? Sair daquele lugar! E, se conseguir dar uma passadinha e roubar alguns documentos, também ajuda.
Nossos vídeos em destaque
)
Esse jogo ainda teve uma sequência, chamada de Beyond Castle Wolfenstein, no qual você, por já ter escapado de uma prisão nazista, tinha que se infiltrar em um bunker alemão e assassinar ninguém menos que Hitler em pessoa.
Wolfenstein 3D - 1992
Seguindo essa mesma premissa, Wolfenstein 3D chegou em 1992, pela id Software - obra de John Carmack e John Romero. E depois disso, os jogos nunca mais foram os mesmos.
)
Nele, você está na pele do Capitão William J, conhecido como B.J. Blazkowicz, que tinha a missão de se infiltrar em uma fortaleza nazista e roubar os planos da Operação Eisenfaust. O problema é que ele foi capturado e levado para a prisão Wolfenstein - e você, jogador, precisa ajudá-lo a escapar.
Esse jogo foi um marco por muito motivos - foi o primeiro FPS que trouxe um visual 3D elaborado, com texturas na paredes, portas, salas escondidas e inimigos que podiam ser vistos por diversos ângulos. Sabe o padrão das armas de FPS - faca, pistola, arma automática decente e aquela arma especial que destrói tudo? Também começou no Wolfenstein 3D. A jogabilidade que ele apresentou foi a base para os FPSs por muitos anos.
)
Spear of Destiny - 1992
No mesmo ano, a id Software lançou o jogo Spear of Destiny, que é a continuação de Wolfenstein 3D, mesmo sem ter o nome no título. O jogo se passa antes da história do original, com um plot mais fantasioso - os nazistas planejam roubar uma lança que promete dar invencibilidade a quem a possuir. E você, novamente na pele de B.J. Blazkowicz, não pode deixar isso acontecer.
Em questão de visual e jogabilidade, o jogo é praticamente idêntico ao Wolfenstein 3D. A diferença fica no level design, que ficou um pouco mais “malicioso” no título.
)
Return to Castle Wolfenstein - 2001
Depois disso, a id Software ficou muito focada em Doom e Quake, e "emprestou" a propriedade de Wolfenstein pra outras desenvolvedoras. Assim, surgiu em 2001 Return to Castle Wolfenstein, feito pela Gray Matter e distribuído pela Activision, com supervisão da id Software. O jogo tem um visual 3D mais moderno que o anterior, mas perdeu a sua interface característica. Ele se destaca por ter sido o primeiro da série a trazer o modo multiplayer.
)
Em 2003, foi lançado um complemento gratuito de multiplayer, chamado de Enemy Territory, e que podia ser jogado inclusive por quem não tinha o jogo original. Ele acabou virando um multiplayer free to play que está disponível até hoje, e se você procurar, encontra pessoas que ainda jogam.
)
Wolfenstein RPG - 2008
Em 2008 foi lançado pela Firemint o jogo mobile Wolfenstein RPG, que apesar de ter bem a cara do Wolfenstein 3D, não é exatamente um FPS, mas sim um RPG por turno meio diferente - cada ação de combate ou movimento conta como um turno. Na história, você volta a pele de B.J. Blazkowicz no Castelo Wolfenstein, mas ao invés dos nazistas, luta contra o exército genérico chamado de “Axis”. O jogo parece ter agradado, mesmo não sendo totalmente fiel ao original.
)
Wolfenstein - 2009
O jogo seguinte da franquia, Wolfenstein, chegou no ano seguinte pela Activision. Ele tem uma história mais elaborada, com mais cutscenes, elementos de ficção científica dos anos 40 e gráficos compatíveis com a geração - mas ainda assim, é sobre B.J. Blazkowicz atirando na cara dos nazistas. O jogo dividiu opiniões e pra falar a verdade, não tem nada de muito memorável.
)
Wolfenstein The New Order - 2014
No meio do caminho, em 2009, a id Software foi comprada pela Zenimax, dona da Bethesda. Já ta vendo aonde isso vai chegar, né? Vai chegar em 2014, o ano de lançamento de Wolfenstein: The New Order, o primeiro em todos esses anos que não teve ligação com a id Software. O público não esperava muito do jogo - afinal, será que o shooter de mais de 20 anos atrás daria certo de verdade na geração atual? Pra surpresa de muita gente, deu sim. O jogo traz de volta B.J. Blazkowicz, mas dessa vez em uma realidade paralela - a Alemanha venceu a guerra. Resta ao nosso protagonista se unir a resistência e matar quantos nazistas puder.
)
O jogo tem um visual bonito, uma história densa e é super brutal e violento. Foi considerado pela crítica uma uma boa mistura entre os shooters mais recentes e os elementos do passado. E em homenagem ao jogo original, B.J. Blazkowicz tem um pesadelo com os eventos da época - e você, jogador, tem a chance de revisitar o Wolfenstein 3D.
)
No ano seguinte, foi lançada a expansão independente Wolfenstein: The Old Blood, que foi igualmente bem recebida pelos jogadores.
Wolfenstein II: The New Colossus - 2017
A prova do sucesso e de que Wolfenstein está no caminho certo é a continuação da série - Wolfenstein II: The New Colossus chegou nesse ano e manteve o mesmo ritmo de The New Order e The Old Blood. O jogo é uma continuação direta do anterior, e traz uma história mais profunda e emocional. Na jogabilidade, ele dá para B.J. Blazkowicz alguns poderes especiais e deixa ele empunhar armas diferentes em cada mão
)
É muito legal quando um jogo que revolucionou os videogames é tratado com respeito, e consegue se manter relevante mais de 20 anos depois né? Pois é, pelo jeito enfrentar nazista nunca fica velho…
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)