Os gráficos se tornaram um padrão de estética para o atual modelo da indústria de video games. Antes "comum", o visual é, hoje, um dos aspectos mais debatidos em discussões acaloradas que bombam nos fóruns e dividem pontos de vista. Afinal de contas, onde fica o fator "diversão", teoricamente o mais importante dessa soma toda?
O fato é que gráficos podem, sim, sustentar um game até o final – dá para ser "seduzido" pelo jogo até o desfecho só por causa do visual lindão. Games como Ryse, Assassin’s Creed Unity, Dying Light, Dishonored e tantos outros estão aí para provar a tese. Eles não necessariamente são ótimos ou excelentes, mas têm belíssimas fotografias e um polimento especial nos gráficos, com paisagens abertas e profundidade de campo que são colírio a nossos olhos.
Comparar o que vemos nos games com o que está no mundo real é algo que ocorre desde que a indústria alcançou esse “patamar da estética”, talvez nos meados da década de 1990, e que hoje se permeia de forma exacerbada. Às vezes, o resultado de anos de desenvolvimento prova que a realidade “começa a ficar para trás” – e vejam que engraçado: há menos poluição visual nos jogos do que na vida real. Naturalmente, é claro.
Com essa reflexão em mente, o BJ separou 30 imagens capturadas estrategicamente de jogos cujo visual ganhou destaque na mídia e repercutiu de forma positiva. O legado de títulos como Ryse e Assassin’s Creed Unity pode não ser grande, mas é respeitável. Vamos lá:
Três imagens lindonas de Ryse!
O game da Crytek em parceria com a Microsoft criou hype desde que foi apresentado junto com o Xbox One por apelar à temática romana, hoje pouco explorada pela indústria, e à sanguinolência cinematográfica. Ryse pode não corresponder como imaginava, mas o visual belíssimo deixou sua marca, que tem a cara da Crytek.
1. Coliseu
)
2. Personagem, figurino
)
3. Cenário
)
Far Cry 3 é coisa linda
Se fôssemos colocar uma seleção de imagens de Far Cry 3, gastaríamos todo o nosso cartucho aqui. O game consagrou a franquia e deixou a Ubisoft numa posição confortável lá atrás, no finalzinho de 2012. O visual paradisíaco é um dos charmes do game.
4. Cenário
)
Far Cry 4, igualmente lindo
A sequência da jornada que teve um vilão da lapa de Vaas Montenegro não foi tão impactante, mas trouxe uma ótima trama aliada às melhores mecânicas implantadas pelo antecessor.
5. Campo
)
6. Fauna, natureza
)
Forza 5: o melhor dos dois mundos
Um dos principais títulos do pelotão de exclusivos da Microsoft, Forza 5 traz carros com riqueza de detalhes – e ainda conta com um sistema bacanudo de direção.
7. Carros, cidade
)
8. Difícil diferenciar!
)
Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes
A mesclagem entre ficção e realidade é um dos principais temperos de Hideo Kojima, e isso vale também para os cenários militares dos jogos da franquia.
9. Base militar
)
Assassin’s Creed Unity: bugado, mas bonito
A Revolução Francesa é um dos contextos mais sangrentos da história. Se há algo do qual não podemos reclamar em Assassin’s Creed Unity é esse aspecto, além das lindas fotografias que a equipe de arte da Ubisoft utilizou.
10. Palácio
)
11. Floresta
)
Batman: Arkham City
Gotham City nunca teve uma reprodução tão fiel e com tanto bom gosto. Na verdade, trata-se de Arkham City, um subdistrito de Gotham só para a escória da cidade.
12. Parque
)
13. Árvores
)
- Leia também: Steam tem jogos para PC com até 90% de desconto
Dishonored e a estética gótica
O game da Bethesda foi lançado com um certo hype e não deu aqueeeeele impacto, mas sua estética “dark” agrada a entusiastas ou novatos.
14. Caverna
)
15. Castelo
)
Dragon Age: Inquisition
O melhor game de 2014 é também um dos mais bonitos do ano. A decoração dos ambientes ficou caprichadíssima e cheia de toques fiéis.
16. Palácio, área interna
)
17. Palácio, área externa
)
DriveClub: decepção em quase tudo, menos no visual!
O fracasso no lançamento de DriveClub – que enfrenta problemas com servidores até hoje – não ofuscou a estética do game.
18. Curva
)
19. Carro, pessoas, árvores ao fundo
)
20. Asfalto, drifting
)
Dying Light: que zumbis lindos!
Taí uma característica decente do título da Techland: ele não sofreu downgrade! E trouxe uma belíssima cidade infestada por zumbis.
21. Panorama da cidade, estrada
)
22. Favela, casas, árvores
)
Skyrim. Precisa dizer mais?
The Elder Scrolls V: Skyrim marcou uma geração de jogadores. A Bethesda acertou em tudo: quantidade de coisas para fazer, tamanho de mundo e, é claro, visual, desfrutado ao máximo no PC.
23. Lobo
)
24. Lagoa
)
- Leia também: Nintendo: jogos para Switch com até 90% OFF na eShop
25. Floresta, luz do sol
)
26. Floresta, natureza
)
S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl. Alguém se lembra dele?
Sim, e devem se lembrar. As aberrações de uma história baseada em fatos reais estão aqui, bem como todo o clima soturno da trama.
27. Floresta macabra
)
- Leia também: 12 melhores jogos de PC para jogar em 2025
28. Casa macabra
)
Watch Dogs, o maior hype da história, também tem beleza!
Existe algo bom em Watch Dogs: Chicago. Embora o game da Ubisoft não tenha correspondido às expectativas, a reprodução da cidade ficou lindona.
29. Ponte móvel
)
30. Adam Pierce, terreno
)
Menções honrosas em vídeo!
Além das imagens que você confere acima, separamos alguns vídeos que demonstram, de maneira eficiente, como a realidade está cada vez mais "dentro" dos jogos – GTA 5 e Project Cars são lindões! É claro que há muito mais por aí (e não deixem de citar nos comentários):
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)