Ah, a era dos consoles 16 bits. Quem viveu o final dos anos 80 e boa parte da década de 90 certamente tem histórias para contar sobre o período: jogos, tretas entre Sega e Nintendo (algo que era bem direto) e muitas outras coisas marcaram a época. E o fato curioso é: parece que já faz 25 anos que parte disso começou?
Sim, caro leitor: na última quinta-feira (14), o Mega Drive completou 25 anos. Lançado nos Estados Unidos em 14 de agosto de 1989, o video game certamente conquistou o coração de muitas pessoas com seus títulos e características – e a prova disso são as discussões acaloradas que acontecem até hoje em fóruns e grupos espalhados pela internet.
Para celebrar o aniversário do console, selecionamos abaixo algumas séries e jogos que certamente marcaram a vida do Mega Drive e ainda hoje são lembrados por muitas pessoas (e, vale mencionar, eles NÃO estão em ordem de preferência). Aliás, fica o convite: tem memórias do video game e quer compartilhar com a comunidade, ou se lembra de algum título que não está na relação abaixo? Deixe a sua contribuição no espaço para comentários.
Os jogos e séries mais marcantes do Mega Drive
1. Sonic the Hedgehog 2
)
O azulão teve mais de um jogo disponibilizado para o console, mas muitos acabam lembrando de Sonic the Hedgehog 2 ao mencionar o personagem. Seja pelas fases de bônus, pela possibilidade de se transformar em Super Sonic ou mesmo a presença de Tails como auxiliar, o fato é que a diversão sempre esteve garantida a partir do momento em que um sonoro “Seeeeeeeeeeeeeeeeega” ecoava da televisão.
2. Gunstar Heroes
)
Para os fãs de jogos de ação, não há dúvidas de que Gunstar Heroes oferecia o desafio que todos esperavam: diversos inimigos espalhados pelos cenários, chefes e outros elementos que certamente estão na cabeça de muitos que tentaram completar a aventura. Se ainda tiver a oportunidade, corra atrás do cartucho para saber do que estamos falando.
3. Streets of Rage
)
Enquanto os donos de Super Nintendo se divertiam em Final Fight, quem possuía um Mega Drive teve a oportunidade de espancar a bandidagem em Streets of Rage. E o que fez da série um sucesso? Além da trilha sonora que ainda é lembrada por muitos, ela também contava com elementos como os golpes que iam além dos clássicos socos e voadoras (alguns até eram feitos em conjunto por dois jogadores) e outros adicionais.
4. Phantasy Star IV
)
A série Phantasy Star deu aos donos de Mega Drive a oportunidade de desfrutar de tudo que um bom RPG é capaz de oferecer. Combates por turno, gráficos bem feitos e uma jornada longa são apenas alguns dos elementos que você vai encontrar não apenas no quarto episódio (tido por muitos como um dos melhores), mas em toda a franquia.
5. Shining Force II
)
E já que estamos falando de RPGs, é válido mencionar Shining Force II. Enquanto a série supracitada tinha o seu foco nos combates por turno, Shining Force era voltada para a estratégia e contava com um sistema de mudança de classes para o personagem. E isso não é tudo: quem não se lembra dos sustos ao andar pelo cenário, apertar o botão de verificar o ambiente e, sem querer, encontrar um Mithril ou outro item? Bons tempos...
6. Castlevania: Bloodlines
)
Talvez muitos não tenham dado a devida atenção a este game, mas é válido dizer que tudo o que se espera de uma experiência em Castlevania esta lá: armas especiais, inimigos prontos para acabar com a sua raça, Dracula (obviamente) e, de quebra, dois protagonistas para adicionar mais pontos ao fator replay do jogo.
7. Shinobi III: Return of the Ninja Master
)
Uma das joias do Mega Drive, a série Shinobi foi, para o console da Sega, o que Ninja Gaiden representou para a Nintendo. E com Shinobi III: Return of the Ninja Master muitos jogadores tiveram a oportunidade de acompanhar uma das melhores aventuras de Joe Musashi – com direito a vários movimentos especiais, chefes com visuais que realmente impressionavam e trilha sonora cativante.
8. Eternal Champions
Não poderíamos fechar essa lista sem a menção de um jogo de luta, e Eternal Champions está aqui por dois motivos: o primeiro é o fato de ser um jogo exclusivo, e o outro é a violência apresentada em seus combates – confira o vídeo que está na janela acima e terá uma ideia do que estamos falando.
9. Aladdin
)
Houve uma época em que jogos baseados em filmes e animações rendiam bons produtos, e um dos melhores representantes desse período áureo, ao menos no Mega Drive, foi Aladdin. Quem acompanhou as aventuras do personagem no console da Sega certamente deve guardar boas memórias – e também lembrar, com saudades, de uma época na qual as produtoras não precisavam correr desesperadamente para fazer o lançamento de um título coincidir com a estreia nas telonas.
10. Turma da Mônica na Terra dos Monstros
)
“Ah, tem jogo muito melhor que esse para aparecer na lista”. Sim, você tem razão. Mas convenhamos: Turma da Mônica na Terra dos Monstros era um jogo bem divertido, e ainda tinha como adicional a presença de textos em português. E, cá entre nós, isso certamente foi um tremendo diferencial para a época.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)