Tudo começou com um inofensivo rumor de que a Nintendo já estava trabalhando em um sucessor para o Wii. Conversas sobre o suposto “Wii 2” pipocam pela internet de tempos em tempos, especialmente nas datas próximas de grandes eventos da indústria, como a GDC ou a E3. Assim, quando boatos sobre o novo console da “Big N” voltaram a emergir na rede, poucos realmente acreditaram que poderia ser verdade.
Em tempo, fomos seguindo uma trilha de migalhas digitais deixadas pelo “Project Butterfly” ao longo da GDC. Segundo o burburinho que corria pela feira, o console que a Nintendo estava desenvolvendo seria o tão aguardado Wii 2 e teria um hardware diferenciado.
Nossos vídeos em destaque
Quando todos acreditavam que tudo não passava de “fofoca”, uma nova leva de cochichos virtuais espalhou as possíveis especificações técnicas do console, que agora passava a ser conhecido como Project Café. De acordo com os boatos, o console teria uma estrutura similar a do Xbox 360 e um hardware mais poderoso do que o do PlayStation 3.
O falatório não para e a cada dia algo novo desponta na internet. Conjecturas, imagens e fontes misteriosas sugerem uma série de configurações e apontam para um aparelho realmente inovador — do jeito que a Nintendo gosta.
Agora, com o início da E3 2011 se aproximando, o que parecia uma série de boatos infundados começa a ganhar formas cada vez mais concretas, mas o que é verdade e o que é rumor? O TecMundo Games coloca o Project Café no microscópio e analisa tudo o que já sabemos sobre o novo console da Nintendo.
)
Electronic Entertainment Expo 2011 Todos os caminhos levam à E3
A história do Project Café começou a ficar relevante quando a Nintendo veio a público e finalmente confirmou que estava trabalhando em um sucessor para o Nintendo Wii e que o novo console estaria presente na E3 deste ano. De acordo com um memorando oficial da empresa, a plataforma apelidada de Project Café será apresentada oficialmente durante a conferência da Nintendo na E3 e deve chegar às lojas na metade de 2012 (durante o ano fiscal de 2013).
Como se isso não fosse suficiente, o memorando da companhia também revelou que a plataforma estará disponível para testes durante a feira que acontecerá entre os dias 7 e 9 de junho, em Los Angeles. A palestra da Nintendo — agendada para o primeiro dia da feira — deve revelar vários detalhes do sistema, como suas especificações técnicas e o que as desenvolvedoras estão preparando para o lançamento do console.
Satoru Iwata, presidente da Nintendo do Japão, explicou que as desenvolvedoras não conseguiam mais surpreender os jogadores com o Wii e já está na hora de tentar algo novo. Satoru Iwata ainda esclareceu o Project Café só deve chegar às lojas em maio de 2012.
Enquanto isso, Shigeru Miyamoto — responsável pela divisão de análise e desenvolvimento da Nintendo do Japão — também confirmou a existência do console, mas não comentou sobre as possíveis configurações da plataforma. Todavia, o lendário designer de jogos deu a entender que onde há fumaça, há fogo.
Assim, apesar da enorme quantidade de rumores e especulações, essas são as únicas informações confirmadas até o momento. O Project Café estará presente na E3 — com versões de teste disponíveis para todo o público — e só deve ser lançado no segundo trimestre de 2012.
Isto, isso e aquiloFrankenstein eletrônico
Por enquanto, é isso que sabemos sobre o Project Café, o que não significa que não podemos sonhar como fãs de vídeo games e tecnologia. Um dos pontos mais controversos e recorrentes sugere que o hardware da nova plataforma será mais poderoso do que as configurações presentes na atual geração de consoles.
Na verdade, não há muita controvérsia nessa afirmação, se o Project Café é, de fato, o sucessor do Nintendo Wii, nada mais natural do que apresentar uma configuração técnica superior. Quanto a sua comparação com os outros video games da sétima geração a briga pode até ser mais acirrada, no entanto, o fato do Project Café inaugurar a “oitava geração” não significa que ele será o mais poderoso de todas as plataformas.
- Na palma da mão
Um boato que aparece com frequência, e que vem chamando a atenção dos jogadores, diz respeito ao suposto controle do Project Café. De acordo com fontes não reveladas e imagens misteriosas, o controlador da plataforma seria um misto de Wii Remote e Tablet.
Se a boataria estiver correta, o controle trará uma tela sensível ao toque embutida. Todavia, ninguém sabe se isso é verdade e como será o desenho desse acessório. Ainda não está certo se o controle terá manches analógicos, direcional digital, botões de face ou até mesmo se terá captura de movimentos. Na mesma linha, também se especula sobre a possibilidade do controle trazer uma câmera e da capacidade de realizar “stream” de conteúdo diretamente no periférico.
Outro rumor que acompanha o Project Café desde a primeira vez em que se falou no console é a suposta retrocompatibilidade da plataforma. De acordo com os boatos o console será capaz de rodar títulos do Nintendo GameCube e do Wii.)
A retrocompatibilidade é um sonho de consumo dos jogadores nos consoles de sétima geração e, por incrível que pareça, o único vídeo game que realmente oferece esta funcionalidade é o Wii, assim, não seria nada estranho que o Project Café também trouxer algo semelhante. Além disso, se o controle realmente possuir uma tela sensível ao toque, talvez essa compatibilidade também se estenda aos jogos do Nintendo DS.
E não para por ai, “revelações” de um site sueco (Loading) afirmam que suas fontes dentro da Nintendo, confirmaram que o nome do console será Nintendo Feel (algo como “Sensação”). O nome seria uma referência a duas funcionalidades da nova plataforma: uma touchscreen capaz de alterar sua textura e uma nova versão do Wii Vitality Sensor.
A tecnologia da tela com textura variável já existe e se for aplicada ao controle do Project Café, servirá para aumentar a imersão do jogador, recriando a superfície de determinados objetos. Já o Wii Vitality Sensor é o acessório que registra os batimentos cardíacos do jogador durante as partidas apresentado pela Nintendo, mas que ainda não foi muito utilizado pela empresa.
- Jogatina em alta definição
Recentemente, novos boatos sugeriram que o Project Café não possuirá um disco rígido físico, mas uma unidade de memória flash com capacidade de 8 GB. Apesar do espaço limitado, a opção pela memória SSD não é? totalmente estranha, mesmo porque esse formato é considerado mais rápido que o HDD tradicional.
Na mesma linha de rumores técnicos, várias fontes misteriosas afirmam que o console terá um poderio gráfico considerável e poderá reproduzir visuais em alta definição (HD). Isso significa que o console terá suporte para jogos com resoluções de 1080i e 1080p.
Esses rumores são complementados por outra especulação, a de que o console terá um tocador Blu-ray. Na verdade há alguma controvérsia até mesmo entre os “fofoqueiros” virtuais. Alguns afirmam que a Nintendo trabalha em um novo formato de disco próprio — semelhante ao Blu-ray — com capacidade de 25 GB, enquanto outros dão como certa a utilização da mesma tecnologia utilizada pela Sony no PS3.
- Jogos, jogos e mais jogos
De que adianta ter um carro possante se o tanque está vazio? Assim, ao que tudo indica, várias desenvolvedoras já estão trabalhando em títulos que serão lançados junto com o Project Café. Capcom, Konami e Square Enix são velhas parceiras da Nintendo e certamente já estão preparando grandes jogos para o novo console.
No entanto, foi sugerido que a nova plataforma deve receber títulos voltados para os jogadores mais “dedicados”, os famosos jogos hardcore. Assim, pipocaram rumores de que a Rockstar estaria preparando grandes novidades para o Project Café e para o Nintendo 3DS.
Na mesma linha, rumores indicam que a Retro Studios — a mesma de Metroid Prime e Donkey Kong Country Returns — estaria envolvida com um novo Eternal Darkness, título que fez sucesso no GameCube. No entanto, nesse boato já é mais difícil de acreditar, afinal, a franquia pertence à Silicon Knights, estúdio que certamente não abrirá mão facilmente de uma licença tão interessante quanto a de Eternal Darkness.
Enquanto isso, também foi aludido que The Legend of Zelda: Skyward Sword não chegaria ao Nintendo Wii e seria lançado diretamente para o Project Café. Outra especulação duvidosa, afinal, a versão demonstrativa do jogo apresentada na última E3 estava rodando no Nintendo Wii. Além disso, Skyward Sword pode ser o “canto do cisne” do Wii, que vem perdendo mercado para o Xbox 360 e PlayStation 3.
- Espere o inesperado
No final das contas o Project Café ainda é um grande mistério que só deve ser revelado durante a próxima E3. Todavia, mesmo que alguns rumores pareçam infundados quando o assunto é Nintendo, tudo é possível.
A empresa sempre foi reconhecida pela sua capacidade criativa, portanto, qualquer boato pode ter algum fundamento. Do saudoso “Nintendinho” até o 3DS uma coisa permanece constante: a capacidade da “Big N” de entregar produtos inovadores e de qualidade.
Será este o Project Café?)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)