Mario é o personagem de video games mais famoso da história. O bom e velho encanador italiano da Nintendo foi criado pelo lendário desenvolvedor japonês Shigeru Miyamoto e em pouco tempo foi adotado como mascote oficial da empresa.
Desde a sua primeira aparição, antes mesmo de se chamar Mario (seu nome era Jumpman em Donkey Kong), já se somam mais de 200 jogos, títulos oficiais, derivações e de “participações especiais” em outros títulos.)
Como todos já sabem, as aventuras de Mario, e seu irmão Luigi, no fantástico Reino dos Cogumelos (Mushroom Kingdom) renderam inúmeros jogos — que, se somados, já venderam mais de 210 milhões de unidades. Porém, Mario também inspirou programas de televisão, filmes, quadrinhos e uma longa lista de produtos licenciados.
O talento e o carisma do bigodudo há muito já ultrapassaram o universo dos jogos de plataforma. Apesar de o gênero ser a verdadeira casa do personagem, Mario já apareceu em games de corrida, quebra-cabeça, RPG, esportes e até mesmo de luta.
No entanto, ele realmente gosta é de saltitar entre plataformas em busca da sua amada, a bela Princesa Peach — que parece carregar uma predisposição genética a ser capturada por lagartos gigantes (Bowser).
Tudo muito interessante, mas até agora nenhuma novidade para os verdadeiros fãs de video game. Afinal, todo mundo sabe que o Mario é gente boa, ele até deu um oi para a galera do TecMundo Games.
Para quem não sabe, este foi o Charles Martinet. Ele é a voz oficial do Mario, Luigi, Wario e Waluigi desde 1995. Charles Martinet é apenas um dos muitos segredos e fatos curiosos da vida do encanador. Lá se vão 25 anos desde a sua estreia em Super Mario Bros., do Nintendinho.
O chapéu do Mario esconde muito mais do que falhas capilares. Nestes 25 anos de história, a mascote da Nintendo soma várias curiosidades e o TecMundo Games resolveu expor alguns desses segredos do Mario. Mas não se preocupe, ele não vai para trás do armário.
Conhece o Mario?
Como todo fã já sabe, o primeira aparição do Mario não foi em um jogo do Mario e ele sequer se chamava Mario. O game era Donkey Kong, uma máquina arcade lançada em 1981, na qual o herói bigodudo chamado Jumpman tinha que resgatar uma garota sem nome conhecida apenas como The Lady das garras de um gorila (o velho Donkey Kong).
O desenvolvedor japonês Shigeru Miyamoto pensou em uma inusitada mistura de Popeye e King Kong para criar o jogo. Nascia assim o marceneiro Jumpman — isso mesmo, nem encanador ele era. O nome Mario (Jumpman) e Pauline (The Lady) vieram apenas com a tradução do jogo para o inglês.
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Pauline foi batizada em homenagem a Polly James, esposa de Don James, gerente do depósito da Nintendo em Redmond. Já Mario ganhou o mesmo nome de Mario Segale, o dono do tal depósito alugado pela Nintendo.)
É fácil esquecer a origem de tudo isso. Mas se pensarmos bem, Mario é uma proeza em si. Atualmente contamos com o poderio técnico de consoles como o Xbox 360, PlayStation 3 e o próprio Nintendo Wii. Todavia, quando Mario estreou nos video games, o console mais poderoso da época possuia apenas 8-Bits.
Não é a toa que Mario tem bigode e usa chapéu. Como era muito difícil desenhar o cabelo e a barba do personagem com gráficos tão limitados, Miyamoto optou por colocar um chapéu e fazer apenas um bigode. Mas isto não é tudo, as limitações gráficas também escondem outras curiosidades da série.
Um bom exemplo é o fato das nuvens e arbustos de Super Mario Bros. terem o mesmo desenho com cores diferentes. Nada que criatividade não resolva. Criatividade que rende outras peculiaridades, um tanto bizarras.
Ao longo da sua carreira, Mario já enfrentou muitos monstros e encontrou vários amigos. Entre as criaturas mais estranhas já enfrentadas por Mario está Birdo, um bicho rosa que para todos os efeitos parece ser do sexo feminino.
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Porém, o manual oficial de Super Mario Bros. 2 — no qual Birdo aparece pela primeira vez — revela que o ser é na verdade um homem que acha que é uma mulher. O mais inusitado é que Birdo prefere ser chamado de "Birdetta".
Mais tarde, a Nintendo tentou “resolver” as questões sexuais de Birdo e declarou que o ser era de fato uma mulher e que era a namorada de Yoshi. Mas Birdo não é a única criatura “indefinida” no mundo de Mario.
Vivian — de Paper Mario: The Thousand-Year Door — parece uma mulher, mas a versão japonesa do jogo descreve a “garota” como o irmão mais novo das Shadow Sirens.
A criatividade não se restringe apenas aos desenvolvedores. Os fãs da série também têm algumas ideias bem diferentes. Segundo uma “lenda digital”, todo Super Mario Bros. 3 é na verdade uma grande peça de teatro encenada por Mario e seus amigos.
As “evidencias” estão por todos os lados. Primeiro temos a abertura do jogo, com o abrir das cortinas. Depois temos elementos do cenário parafusados no fundo ou pendurados no teto, como peças cenográficas. Por fim, ainda temos o final de cada estágio, com o final do set, luzes apagadas e o ator saindo pela direita.
Outro elemento curioso que permeia toda a franquia Mario é a música. Os acordes facilmente reconhecidos aparecem recombinados em inúmeras formas diferentes. Porém, como a teoria do teatro de Super Mario Bros. 3, tudo não passa de especulação.
Mesmo assim, os segredos reais são tão impressionantes quanto os fictícios. Um bom exemplo é o Minus World de Super Mario Bros.. A “zona negativa” de Mario é um mundo secreto dentro do jogo. Para chegar lá você deve pular sobre o cano no final do mundo 1-2. O único problema é que ao chegar lá, você morre.
Outros segredos são muito mais agradáveis, como os diversos truques para se obter vidas infinitas. Por sinal, o primeiro Super Mario Bros. já contava com uma artimanha para assegurar vidas infinitas. Bastava chegar ao mundo 3-1 e na escadaria final, aquela que fica antes da bandeira verde, e saltar sobre uma pobre tartaruga de casco verde.
Mario já foi até brinde do McLanche Feliz. Porém, diferentemente do que é sugerido no vídeo promocional da famosa franquia de lanchonetes, Mario não destrói os blocos de tijolos com a cabeça, mas com o seu próprio punho.
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São tantas surpresas e segredos que alguns só são realmente descobertos por puro acidente. Por acaso você sabia que os Chomps de Super Mario Bros. 3 são capazes de quebrar as correntes que os prendem ao chão?
São tantas histórias que a própria Nintendo preparou vídeos especiais, aproveitando as comemorações dos 25 anos da franquia Super Mario, revelando vários segredos da série.
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Estes são apenas alguns segredos de uma dos maiores personagens da história dos video games. Muito outros fatos curiosos poderiam entrar nesta lista, como por exemplo, a presença de Yoshi em Super Mario 64. Mas afinal de contas, que gesto é esse que o Toad está fazendo em Super Mario Bros.?
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