Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

A pureza caminha com a santidade! Aprenda a limpar os seus consoles da Nintendo

schedule05/02/2009, às 10:24

Nada como apreciar uma boa partida de videogame. A muitas horas de diversão e — no caso dos consoles da Nintendo — muita agitação de braços compensam o rico dinheirinho gasto na aquisição do console e dos jogos.

Portanto, cuidar bem do seu “brinquedinho” é o mínimo que um bom jogador pode fazer para assegurar este alto investimento. O desleixo ou mesmo ignorância na hora de tomar as devidas precauções podem diminuir significativamente à vida útil do seu videogame.

Mas não se preocupe, pois o TecMundo Games está aqui para ajudá-lo. Preparamos um guia básico que mostra como manter os seus consoles da Nintendo limpos e conservados, afinal de contas já diz o ditado: a pureza caminha com a santidade.


Cuidado com pó
O ataque da camada de poeira
 
As grandes cidades do mundo inteiro sofrem com as vilanias da poeira. As donas de casa e as vias respiratórias dos alérgicos que o digam, mas eles não são os únicos que sofrem com o pó carregado pelo ar.

A poluição dos veículos e a agitação natural das grandes cidades, produzem uma perigosa nuvem de sujeira que pode danificar o seu videogame, não há como fugir. Portanto a primeira providência é evitar que o console fique exposto a essa camada de pó.

Para tanto basta protege-lo quando desligado, com algo que impeça o armazenamento de poeira diretamente no videogame. Pode ser um pano, uma toalha, até mesmo um saco plástico. Não há regra: pano, toalha, saco plástico ou a própria embalagem do videogame (mas lembre-se de trocar ou limpar esse material periodicamente).

Mas cuidado! Essa dica só vale para quando o videogame não está sendo utilizado. Nunca bloqueie as saídas de ar do console quando ele está em uso, já que o aquecimento interno pode prejudicar seriamente os componentes da plataforma.


Na parte de trás
Não esqueça atrás das orelhas

Muito bem pessoal, agora a cobra vai fumar. Primeiramente desconecte todos os cabos do Wii. Você vai perceber que parte posterior, próximo à ventoinha (que suga o ar para a refrigeração interna) é o local que acumula a maior parte da sujeira.

Para limpar você vai precisar de um aspirador de pó (preferencialmente aqueles de mão, portáteis) — NUNCA assopre, pois a sujeira será levada para dentro do console — para remover a maior parte dos resíduos.

Feito isso, posicione o Nintendo Wii com a parte do cooler (ventoinha) voltada para baixo e com o auxílio de um pincel (pode ser qualquer um, mesmo os artísticos, com cerdas macias) e passe nas áreas que o aspirador não conseguiu alcançar, deixando que a gravidade leve o pó para fora do aparelho.
Parte posterior do Nintendo Wii

Dando um trato na carcaça
Barba, cabelo e bigode

No corpo do videogame é recomendado o uso de um pano levemente úmido (nada de mergulhar o pano no bale e encharcá-lo de água) — somente com água, nada de sabão outro produto químico. Evite aquelas bolinhas de algodão, pois a fibra soltará fiapos e será quase impossível de removê-los por completo.Gaveta lateral

Na lateral esquerda, onde se encontram as entradas dos controles e as gavetas para os cartões de memória do Game Cube, o melhor a fazer é passar um bastonete flexível (vulgo cotonete) — sim acabamos de desaprovar o uso de algodão, mas no caso é a melhor opção — nos cantos e evitar ao máximo esbarrar nos conectores.

Mantenha a portinhola fechadas sempre que o videogame não estiver em uso, ou quando você não for utilizar as funções presentes nesta parte do console. É uma maneira simples que evita o acumulo de poeira em uma das partes de acesso mais difícil.

Na parte posterior, que apresenta a entrada para os cartões SD e para os discos, você voltará a utilizar o cotonete e precisará de um pincel, desta vez com cerdas firmes. Você vai esfregar sem muita força na abertura para os cartões SD (tomando cuidado para não esbarrar nos conectores).

Para limpar as beiradas da entra de disco o melhor a fazer é utilizar um pincel de cerdas rígidas, fazendo movimentos de dentro para fora (cuidado para não aplicar muita força). Lembrando que a idéia é limpara a entrada (somente o exterior), portanto nada de enfiar o pincel dentro do console.


Visitando o oculista
Tira esse dedo do olho meu filho 
Limpador de lentes do Wii
Para limpar a parte de dentro do videogame nada melhor do que uma boa visita a assistência técnica mais próxima da sua casa. Lá, os técnicos vão abrir o console e limpa-lo direitinho com as ferramentas adequadas, sem qualquer perigo e com garantia de serviço.

Entretanto existe sim uma maneira de limpara a parte mais importante do seu console, o leitor de discos. A própria Nintendo lançou no mercado um disco capaz de executar essa operação. Na verdade se trata de um limpador bem similar aqueles que são utilizados nos tocados de CD e DVD, mas desenvolvido especialmente par ao Wii.



Lavando as mãos
Eca! Esse controle ta todo suado
 
Na pior do que reunir os amigos para jogar e um dele insiste em mergulhar a mão na bacia de pipoca antes de segurar o controle, na realidade não importa muito o quanto você lave a mão a gordura não sai e ainda existem aqueles que parecem sofrer de hiperhidrólise e encharcam o controle com o suor das suas mãos.

Wii Classic ControllerQuanto a isso há muito a fazer, a melhor forma de evitar a sujeira nos controles é utilizando as proteções de silicone removíveis, que além de oferecem maior ergonomia ainda podem ser removidas para limpeza.

Ainda assim, os botões e o direcional permanecem susceptíveis a todos os problemas naturais já citados. Para limpar o Wii Remote, o Nunchuk e o Classic Controler, basta utilizar um cotonete (levemente umedecido) para tirar as manchas.
A wrist strap (correia que prende o Wii Remote ao pulso) também mercê cuidado, já que ela tendo a ficar encardida com certa facilidade. Mas não tem problemas, basta remove-la e jogar na máquina de lavar roupa.

Lembre-se sempre de guardar os controles após a jogatina, não tem porque deixa-los ao leu, acumulando poeira à toa.


Lavando o rosto
Joga uma água na cara

Manter o Nintendo DS limpo nada melhor do que trata-lo como um par de óculos. Quando não está em uso, sempre deve estar guardado em um estojo para livrá-lo da poeira.

Quanto ao problema da gordura das mãos (grande violão dos portáteis) a melhor ferramenta é o multifuncional cotonete umedecido, que pode ser utilizado para remover as manchas em volta dos botões.

Quanto às marcas de digitais que teimam em tomar conta das telas do DS, nada mais eficiente do que um bom lenço, preferencialmente aqueles especiais para lentes de óculos. O melhor mesmo é passar no seco, mas você até pode umedecê-lo levemente (somente água, nada de sabão).

Faça movimentos laterais, esfregando o lenço na tela. Isso vale para as duas telas. Como costumam ficar sujas constantemente, faça o procedimento com freqüência.
No estojo
smart_display

Nossos vídeos em destaque

star

Continue por aqui