Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Os maiores ninjas dos games

schedule09/03/2009, às 08:40

Ninjas nos videogames: abordagem tende sempre para o sobrenatural. A cultura abordada na indústria dos games segue, mais ou menos, a mesma regra de desapego com qualquer tipo de cultura específica de Hollywood. Basicamente, a idéia é retratar tudo o que, eventualmente, possa ser economicamente interessante, um quesito em que têm se encaixado cada vez mais coisas, em grande parte pela já batidíssima tecla da globalização.

Em uma análise mais crítica, é fácil perceber que esse “modus operandi” traz consigo vantagens e desvantagens. Se, por um lado, tem-se um nicho amplo e diversificado para os jogos — indo desde contos da carochinha até aventuras espaciais e desbravamentos de tumbas antigas —, por outro se acaba com o risco de criar uma miríade de clichês superficiais que acabam não tendo lá muita ligação com a essência do elemento cultural retratado.

Entre todos os temas comumente abordados nos videogames, é inegável que os guerreiros nipônicos, ninjas e samurais, estão entre os mais recorrentes, despontando nas telas de jogo desde os primórdios do entretenimento eletrônico. Porém, entre essas duas classes de guerreiros, talvez os ninjas sejam ainda os mais mal retratados nos games, um pouco até pela escassez de fontes histórias relevantes sobre o assunto — que ainda se encontra grandemente imerso em lendas.

Bem, sejam eles personagens representativo ou apenas clichês baratos, o TecMundo Games pretende agora relembrar os grandes ícones que trouxeram o ninjutsu (a técnica ninja) para dentro das telas de videogame, passando pelos elementos quadriculados das primeiras gerações de consoles, até outros mais ostensivos, que esbanjam técnica em espetáculos visuais garantidos pela atual tecnologia dos jogos.


Bushido às avessas

 O código maquiavélico dos Ninjas
 

A máxima de Maquiavel de que “Os fins justificam os meios” é uma grande verdade quando se pensa nos guerreiros que originalmente ganharam o título de ninjas: assassinos e espiões traiçoeiros, que utilizariam qualquer tipo de artimanha para destruir e provocar o caos nas linhas inimigas.

O ninja lendário Jiraya.Bebendo muito do que de mais prático havia sido escrito pelo general chinês Sun Tzu na sua obra “A Arte da Guerra” (século IV ou V A.C.), muitos guerreiros orientais simplesmente prescindiram do tradicional Bushido (o “caminho do guerreiro”), o rígido código de ética dos samurais, para passar a utilizar todo o tipo de tática que permitisse chegar à vitória.

A honra seria então substituída por uma enorme introspecção e autoconhecimento, culminando em todo o tipo de tática inusitada que normalmente é associada a esses guerreiros. Em vez de chamar para uma batalha honrada frente a frente, eles assassinavam à surdina (normalmente à noite), geralmente como uma forma de trabalho mercenário que culminava na morte de um grande senhor de terras do Japão Feudal.

Embora as fontes histórias sobre a origem e desenvolvimento da tradição ninja sejam um tanto obscuras — em parte porque os japoneses da época não os tinham em um conceito muito alto, associando os ninjas muitas vezes a desonrados e abjetos bandidos —, algumas lendas, se não trazem fatos verossímeis, pelo menos servem para mostrar  que tipo de comportamento era normalmente associado aos ninjas.

É justamente devido a essa obscuridade que hoje se tem uma visão quase sobrenatural dos ninjas, eventualmente tidos como homens de mais de 2 metros de altura, que voam, desaparecem a atravessam paredes. Isso deixando sempre um enorme rastro de inimigos mortos (que provavelmente sequer tiveram tempo para reagir).


Ninjas nos videogames
 Os semideuses das lendas
 
Ninja Gaiden: das lendas para os videogames.
Bem ou mal, essa visão estereotipada do ninja quase como um semideus é a que tem servido de matéria prima para centenas de jogos desde as primeiras empreitadas em videogames. Basta lembrar de Ryu Hayabusa, do clássico arcade da Tecmo Ninja Gaiden (1988)— que hoje conta com um ostensivo e muito bem recebido título para Xbox 360.

O personagem realizava verdadeiras façanhas entre acrobacias, espadadas e disparos de shurikens, deixando para trás dezenas de inimigos caídos conforme rumava para um terrível chefe final, mais ou menos como fazia a primeira visão da SEGA sobre um ninja no clássico Shinobi (1987).

A época de ouro dos videogames ainda trouxe o imbatível Hayate, de Shadow Dancer, que realizava façanhas semelhantes (incluindo até mesmo magias), sempre acompanhado do seu fiel cachorro — que podia ser deliberadamente atirado sobre os inimigos.

Embora as versões do jogo sejam um tanto divergentes em relação à história de Hayate, a mais conhecida delas (a japonesa) traz Hayate como filho de Joe Musashi (uma referência clara ao clássico samurai Myiamoto Musashi). Hayate havia sido enviado juntamente com o seu cão Yamato (dinastia central de uma antiga lenda ninja) para ser criado nos EUA por Dick C. Kato, que acaba assassinado por uma misteriosa organização conhecida como “Union Lizard”. Enfim, a deixa perfeita para que o guerreiro partisse atrás de vingança.
Outro assassino mascarado a cair no gosto popular foi Rikimaru, que fez a sua estréia no PlayStation 1 com o ótimo Dimensional Ninja Action Movie: Tenchu (1998), ganhando ainda vários títulos na plataforma. A história, que se desenvolveu continuamente através dos outros jogos, traz como tema central a batalha de Rikimaru e Ayame contra o incansável Lord Mei-Oh. O próximo título a dar continuidade às desventuras de Rikimaru será Tenchu: Shadow Assassin, a ser lançado para Wii e PSP.
Vários outros personagens ainda deixaram a sua marca nos games, como Jango (Killer Instinct) ou ainda o “Ninja” de  I-Ninja (lançado para Gamecube; uma versão para Game Boy Advance foi anunciado e posteriormente cancelado).


Dos desenhos para os games
Ninjas famosos que deram as caras nos videogames
 
 

É claro que nem todos os ninjas famosos dos games necessariamente debutaram nos games. Muitos deles ganharam versões digitais por já contarem com uma boa carga de fama, sendo que o jogo acabava sendo apenas mais uma forma de explorar uma marca.

Talvez o mais proeminente desse grupo seja mesmo o controverso Naruto. Juntamente com a sua trupe, o hiperativo ninja já emplacou uma infinidade de jogos para diversos consoles. Entre os jogos mais famosos protagonizados pelos ninjas da “Vila Oculta da Folha”, podemos citar Narultimate Ninja (PS2), Ninja Storm (PS3) e a dupla exclusiva do Xbox 360 Rise of a Ninja e Broken Bond.


 

Outra transcrição que tem feito algum sucesso é o jogo Afro Samurai. Tudo bem, trata-se de um samurai. Entretanto, um samurai que tem como consciência o hilário Ninja Ninja , que constantemente bombardeia o herói com todo tipo de conselho beligerante e comentário de mau gosto (normalmente tendo como alvo a incompetência do protagonista).


Ninjas atípicos
 Algumas releituras um tanto excêntricas dos ninjas
 
Ninja Golf: assobiar e chupar manga ao mesmo tempo.
Nem todas as releituras de ninjas feitas tanto pela mídia quanto pelos videogames até hoje são propriamente ortodoxas. Longe disso, muitas misturas trouxeram verdadeiras aberrações que acabaram caindo no gosto popular. Outras, bem, simplesmente acabaram caindo no ostracismo.

Um bom exemplo de adaptação infeliz do conceito de ninja nos videogames pode ser encontrado no título para Atari 7800 “Ninja Golf”. Exatamente como o nome sugere, o jogo consegue a proeza de misturar luta estilo “beat ‘em up” com uma descontraída e tranqüila partida de golf. Após dar uma tacada, o multi-talentoso ninja deve sair em disparada derrotando inimigos que podem ser: outros ninjas, esquilos, pássaros, sapos mutantes gigantes, tubarões, etc. Enfim, realmente nada ortodoxo.

E por falar em animais gigantes mutantes, não se pode esquecer um verdadeiro mito dos anos 80 e 90 que acabou também fazendo algum sucesso nos  videogames. Trata-se das ilustres Tartarugas Ninja (Teenage Mutant Ninja Turtles), que teve o seu início em um quadrinho publicado pela Mirage Studios. Ainda não parece suficientemente “diferente”? Que tal se nós disséssemos que o mestre dessas tartarugas era também um rato mutante gigante (Mestre Splinter)?

As Tartarugas Ninja vem emplacando títulos desde o Nintendinho, passando ainda por diversas plataformas, como Super Nintendo, Arcades, Game Boy, Mega Drive, Game Cube, PC, etc. O próximo título das populares tartarugas, Teenage Mutant Ninja Turtles: Smash Up, deve ser lançado ainda esse ano para o Wii.
 
Leonardo, no novo jogo para Wii das Tartarugas Ninja Mutantes.
smart_display

Nossos vídeos em destaque

star

Continue por aqui