Mario & Luigi: Bowser's Inside Story, como o nome já sugere, tem como foco o enredo. A excelente jogabilidade apenas serve de anexo para a história única do game. É impressionante a simplicidade e a clareza com que todos os fatos são relatados. O melhor é que tudo é bastante diversificado, o que estimula o jogador a passar momentos únicos com Mario e companhia na palma da mão.
O nome de Bowser (também conhecido como Koopa) é mencionado e não tarda para que o lagartão invada o castelo. Um sentimento de injustiça — por não ter sido convocado para a reunião, é claro — toma conta do arquiinimigo de Mario e um curto confronto ocorre. E é aí que o gamer tem a chance de conferir uma pequena parcela da jogabilidade.
Só que os problemas são tão grandes que se estendem para o castelo de Bowser (também conhecido como Koopa). Ao que tudo indica, um ser bizarro chamado de Fawful — quer um pouco de formalidade? Então é Lord Fawful para você — pretende dominar tudo e todos.
O astuto Fawful leva Bowser a ingerir um cogumelo muito suspeito. E não é para menos. Depois ingerir o alimento na expectativa de que ele fornecesse poderes para que Mario finalmente pudesse ser derrotado, Bowser parte para o castelo da princesa e simplesmente... Devora todo mundo. Um tanto surreal, mas fantástico.
O game, portanto, se desenrola tanto no interior de Bowser quanto no mundo externo. Isso faz com que uma das principais chaves para o sucesso deste game seja o controle múltiplo de personagens. E, considerando que há muito o que fazer com cada um deles e a história do jogo é muito envolvente, são necessárias muitos minutos de jogo para... Bem, para conhecer este título excelente da Nintendo.
De modo geral, trata-se de um RPG acima dos padrões. Na realidade, Bowser's Inside Story é mais que um RPG, já que mistura alguns gêneros em sua jogabilidade. Para percorrer os cenários, há o esquema padrão de ação/plataforma com perspectiva de visão lateral. Enquanto isso, os personagens contam com listas de atributos, pontos de experiência e diversos outros aspectos que aparecem tipicamente em títulos RPG.
Os combates, porém, ocorrem por turnos e exigem que os gamers desenvolvam curtas estratégias e agucem seus reflexos para que o sucesso seja obtido. É muito interessante o modo com que os desenvolvedores da AlphaDream conseguiram cativar os gamers com batalhas mais longas que o normal (pular em cima de inimigos para vencê-los).
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)