menu
Logo TecMundo
Software

Lava Jato: WhatsApp ajudou MPF a ligar a OAS ao filho de Lula

Fotografia apresentada pelo serviço de conversas ajudou investigadores a fazer a ligação entre a empreiteira e Fábio Lula da Silva

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

16/09/2016, às 14:21

Lava Jato: WhatsApp ajudou MPF a ligar a OAS ao filho de LulaFonte:

Na última quarta-feira (14), como parte da operação Lava Jato, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sua esposa, Marisa Letícia e outras seis pessoas por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Entre as páginas do documento que constituem o processo há uma curiosidade: os investigadores conseguiram ligar a empreiteira OAS ao filho de Lula graças a um recurso do WhatsApp.

No iPhone de José Adelmário Pinheiro Filho, ex-presidente da OAS, a Polícia Federal descobriu uma série de mensagens enviadas a Marcelo Ramalho, funcionário do grupo, que faziam referências a um misterioso “Dr. Fábio”. Para descobrir a identidade dessa pessoa, os policiais decidiram adicioná-la no comunicador instantâneo — o resultado foi a aparição de uma fotografia de Fábio Luis Lula da Silva, também conhecido como Lulinha.

undefined

“A vinculação do filho do ex-Presidente da República ao telefone indicado por MARCOS RAMALHO como sendo de propriedade do ‘Dr. Fábio’ é feita pelo fato de que, quando tal número é salvo em qualquer aparelho telefônico e selecionado no aplicativo ‘WhatsApp’, aparece como imagem do contato uma foto de FÁBIO LULA DA SILVA, conforme informado no Relatório de Análise de Polícia Judiciária nº 32”, afirma o documento.

Sítio e apartamento

Após a descoberta, a Polícia Federal solicitou uma confirmação da operadora Oi, que afirma que o número em questão realmente pertence ao filho de Lula. A ligação com o ex-presidente é reforçada por outras mensagens nas quais ele era referenciado como “chefe”, segundo a investigação.

O Ministério Público Federal acusa Lula de receber R$ 3,7 milhões em propinas através do custeio de um apartamento triplex no Guarujá e de um sítio em Atibaia. Já os advogados do ex-presidente, em nota enviada ao Gizmodo, afirmam que nem ele nem sua esposa, Marisa, são proprietários dos imóveis, tampouco beneficiários de qualquer reforma lá feita.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 13 horas