menu
Tecmundo
Software

Golpe no WhatsApp atinge mais de 50 mil brasileiros e rouba dados

50 mil brasileiros já caíram no vale falso de R$ 500 de 'O Boticário' no WhatsApp

Avatar do(a) autor(a): Felipe Payão

03/04/2017, às 15:36

Um novo golpe está rodando no WhatsApp: uma campanha falsa das lojas "O Boticário" está prometendo um vale-presente no valor de R$ 500. O phishing disseminado no mensageiro já afetou mais de 50 mil brasileiros em apenas cinco dias, de acordo com a PSafe.

O golpe rouba dados sensíveis e inscreve o usuário em sites que geram cobranças

Phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (no caso, voucher de O Boticário) e, normalmente, um link acompanhante para você resgatar o valor. O golpe acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

O golpe alertado pela PSafe "convida" o usuário a clicar no link enviado via WhatsApp. Assim que o usuário entra na página indicada, ele é direcionado para uma página onde deve responder a três perguntas relacionadas à marca, como, por exemplo, “você recomendaria O Boticário a um amigo ou membro da família?”.

Assim que as questões são respondidas, o golpe ainda pede para a vítima compartilhar o link com 10 amigos. Dessa maneira, o phishing é espalhado para atingir mais pessoas. Após o compartilhamento, é exigido que o usuário do WhatsApp escreva dados pessoais em campos específicos — é nesse momento que os cibercriminosos pegam os seus dados.

undefinedGolpe recebido

Os criminosos cadastram a vítima em sites maliciosos, que realizam cobranças. Também realizam downloads de apps falsos que podem infectar o celular

undefinedGolpe "O Boticário"

  • Para ficar ligado em como se proteger e acompanhar mais notícias, siga esta página


Felipe Payão é jornalista, editor-chefe do TecMundo e especialista em cibersegurança com foco em cibercrime há 11 anos. Payão possui três prêmios especializados: ESET Jornalismo Segurança da Informação América Latina, Comunique-se 2021 e Especialistas da Comunicação.