Desde o lançamento do Windows Vista em 30 de janeiro de 2007, a segurança tem sido uma verdadeira obsessão por parte da Microsoft. Vários recursos foram desenvolvidos para evitar que vírus e malwares em geral comprometam arquivos e afetem o desempenho do computador.
Por isso, o sistema operacional às vezes bloqueia até mesmo os “privilégios” de quem está logado como administrador. Em alguns casos existe somente um usuário no PC e mesmo assim ele não permite algumas operações.
Às vezes é necessária a edição de determinado arquivo ou pasta e o computador simplesmente não permite nenhum tipo de ação. A seguir, algumas maneiras de “driblar” o sistema e mexer no que quiser!
Executando como administrador
Ter uma conta como administrador nem sempre é suficiente para o Windows, principalmente quando se quer mexer em arquivos do sistema. É necessário que você abra o arquivo como administrador, mesmo estando em uma conta como um. Isso mesmo!
Para tal, clique com o botão direito no Bloco de notas e selecione a opção “Executar como administrador”. Se preferir atalhos do teclado, execute o aplicativo apertando as teclas Ctrl + Shift + Enter.
)
Na imagem a seguir utilizamos como exemplo um arquivo do sistema do Windows para mostrar que, com este método, é permitida a edição até mesmo destes arquivos.
)
Desabilitando o controle de contas
O UAC ou “User Account Control” (Controle de conta do usuário) foi criado a partir do Windows Vista para dar mais segurança a quem utiliza o sistema operacional. Ele funciona como um firewall para as contas do Windows. Para desabilitar este recurso vá até o “Painel de Controle” e em seguida entre em “Contas de Usuário”.
Depois clique em “Ativar ou desativar o Controle de Conta de Usuário”.
)
Desmarque a opção “Utilizar o Controle de Contas de Usuário (UAC) para ajudar a proteger o computador”. Em seguida reinicie sua máquina para as mudanças surtirem efeito.
)
Rodando programas como administrador
No caso de alguns aplicativos, eles funcionam somente se executados como administrador. Para fazer isso sem ter que usar os comandos citados anteriormente, clique com o botão direito sobre o arquivo executável do programa e, em seguida, em “Propriedades”.
Vá até a aba “Compatibilidade” e marque a opção “Executar este programa como administrador”.
)
Agora sempre que ele for executado será na função “Executar como administrador”,sem a necessidade de atalhos.
Acessando e editando pastas
Algumas pastas também necessitam de permissões que às vezes o Windows não disponibiliza. Para configurá-las, faça o seguinte:
Clique com o botão direito em determinada pasta e em seguida entre na aba “Segurança”. Depois clique em “Avançadas” e entre na aba “Proprietário”. Em seguida clique em “Editar”. Na nova tela que abrir, clique no botão “Outros usuários e grupos”. Depois, clique em “Avançado”.
)
Na tela a seguir, vá em “Localizar agora”. Depois, selecione seu usuário na lista apresentada. Dê “OK” em todas as telas abertas, com exceção daquela primeira das “propriedades/ segurança”. Ali, clique no usuário desejado e, em seguida, “Editar”. Depois, selecione a opção “Controle total”.
)
Com as dicas apresentadas neste artigo você conseguirá acessar e editar boa parte dos arquivos e pastas, tanto no Vista como no Windows 7. Boa sorte!