menu
Logo TecMundo
Software

Microsoft detalha a aceleração por hardware gráfico do Windows 8

Nova versão do sistema operacional deve aproveitar a capacidade das GPUs atuais para oferecer aplicativos mais rápidos e com visuais mais bonitos.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

25/07/2012, às 05:54

Em uma atualização publicada na última segunda-feira (23) no blog Building Windows 8, a Microsoft detalhou como pretende usar o poder das GPUs modernas para melhorar o desempenho geral do sistema operacional. Para isso, a empresa expandiu as capacidades de 3 APIs introduzidas com o Windows 7 — Direct 3D 11, DirectWrite e Direct2D — que, além de ficarem mais rápidas, agora podem ser usadas em uma variedade maior de aplicativos.

Segundo a companhia, softwares que se aproveitarem desse recurso vão ganhar um aumento considerável em suas performances. Como a placa de vídeo se torna a responsável por fazer o processamento de informações relacionadas à maneira como as imagens são formadas, isso faz com que a CPU fique livre para desempenhar outras atividades.

Entre os programas atuais que já tiram proveito da aceleração gráfica por hardware estão o Internet Explorer (a partir da versão 9) e o Firefox (a partir de sua quarta versão). O plano da Microsoft é que todos os programas desenvolvidos para a interface Metro utilizem a tecnologia de alguma forma, seja para exibir elementos geométricos simples (linhas e caixas) ou para formar itens baseados em vetores complexos.

Sistema operacional mais veloz

Segundo a empresa, as mudanças feitas no Windows 8 representam uma grande diminuição no tempo necessário para renderizar imagens e textos em 2D. Em comparação com o Windows 7, o novo sistema operacional consegue carregar em um tempo 40% menor um conjunto de 64 imagens.

(Fonte da imagem: Reprodução/Building Windows 8)

O objetivo final dos desenvolvedores é criar um produto que possui um desempenho agradável independente do dispositivo em que ele foi instalado. A Microsoft também promete oferecer controles de energia mais avançados, que vão permitir a exibição de gráficos complexos em aparelhos como notebooks e tablets sem que isso tenha grande impacto no uso da bateria desses eletrônicos.

Fonte: Building Windows 8



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 2 dias