A Microsoft está mantendo o Windows Phone em modo de “operação e manutenção” há um tempo, e isso não é novidade para ninguém. A redução na linha do celular da empresa começou e seguiu com 2016 inteiro sem nenhum modelo disponível para venda. Apesar de isso já ser esperado, agora o martelo foi batido de vez: o segmento de smartphones não terá mais investimentos.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, nunca foi fã das tentativas finais de Steve Ballmer de salvar o Windows Phone ao comprar a divisão mobile da Nokia. Agora, Nadella diz que o quadro de funcionários será diminuído até o fim de 2017. A confirmação do corte nos investimentos veio de Mary Jo Foley, que verificou isso com investidores.
@thurrott Yep. MS' GM Investor relations Chris Suh just said to me there's effectively no revenue in the phone segment, at this point.
Paul Thurrott já havia dito recentemente também que a Microsoft planejava enxugar o seu segmento de smartphones até o fim de 2017. Sem investimentos, atualizações e produtos novos, o caminho é óbvio: gradualmente, o Windows Phone deixará de existir. Há quem diga que tudo isso pode ser resultado de anos de má administração de Steve Ballmer e que se trata apenas de uma oficialização por parte de Nadella.
De uma forma ou de outra, é certo que o Windows Phone está oficialmente morrendo agora. Com uma história interessante, a marca da Microsoft infelizmente não estará presente no futuro mobile. Será que uma reviravolta traz o Windows Phone de volta daqui a um tempo?
***
E se o TecMundo fizesse eventos presenciais para discutir os temas mais interessantes relacionados a tecnologia? Cadastre-se no TecSpot e saiba tudo em primeira mão!