menu
Tecmundo
Software

Ganhe mais desempenho no seu netbook através da função ReadyBoost do Windows

Turbine seu portátil com uma função simples de habilitar que garante um desempenho mais rápido para sua máquina!

06/05/2010, às 08:47

O ReadyBoost surgiu junto com o Windows Vista e é uma ferramenta que ajuda a melhorar o desempenho do sistema em até dez vezes em algumas tarefas, utilizando algum dispositivo com memória flash, como cartões ou pendrives.

Ele funciona levando a memória swap – que normalmente fica armazenada no HD – para este dispositivo externo com memória flash. A memória swap é responsável por armazenar o que é muito grande e a cache não suporta, além dos históricos de navegação dos browsers.

Como netbooks geralmente vem de série com apenas um gibabyte de memória – se você tiver sorte dois gigas, além de ter capacidade de expansão limitada - este recurso é extremamente útil para aumentar o desempenho de sua máquina.

Como proceder

Antes de tudo certifique-se de que seu pendrive ou cartão tem o tamanho entre 256MB e 4GB, além de suportar o protocolo USB 2.0, que é mais rápido e necessário para o funcionamento do ReadyBoost. Certifique-se também de que ele não está protegido contra leitura.

Conecte o dispositivo flash no seu computador. A reprodução automática do Windows abre uma janela com várias opções de execução; escolha a opção “Acelerar meu sistema”.

Utilizando o ReadyBoost

Após selecionar está opção, a janela de Propriedades do disco removível será aberta, já na aba ReadyBoost. Marque em “Dedicar este dispositivo”. Ele irá utilizar toda a capacidade disponível, mantendo seus arquivos intactos. 

Se selecionar “Usar este dispositivo” ele não utiliza toda a capacidade disponível, e você é quem define o quanto será disponibilizado.

Utilizando o ReadyBoost

Na barra embaixo das caixas de diálogo você pode definir qual a parcela da capacidade livre quer usar para esse serviço.

Após aplicar a alteração, você irá perceber que o Windows criou um arquivo chamado “ReadyBoost.sfcache”.

Utilizando o ReadyBoost

Pronto, processo realizado. Com o ReadyBoost você com certeza ganhará em velocidade, mas fique atento também a algumas recomendações da Microsoft: para melhor desempenho desta função, você deve utilizar dispositivos com pelo menos um gigabyte disponível.

Também é recomendado que ele tenha o dobro da quantidade de memória RAM de sua máquina, ou seja, se o seu computador tem um  gigabyte de RAM, use um pendrive ou cartão de memória flash com dois gigabytes, e assim por diante.

Mesmo não tendo o mesmo desempenho de uma expansão com memória RAM, o ReadyBoost - fazendo um trocadilho com o nome - ajuda a dar uma turbinada no seu PC.