menu
Logo TecMundo
Software

Não é mentira: alguns computadores do Pentágono ainda rodam Windows 95

Não se espante: essa não é a primeira notícia de que o órgão de defesa norte-americano ainda utiliza uma tecnologia ultrapassada

Avatar do(a) autor(a): Douglas Petronilho Vieira

04/05/2017, às 11:09

Não é mentira: alguns computadores do Pentágono ainda rodam Windows 95Fonte:

Imagem de Não é mentira: alguns computadores do Pentágono ainda rodam Windows 95 no tecmundo

O Pentágono é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o que nos leva a crer que ele teria diversos recursos tecnológicos de ponta a seu favor. Porém, uma informação que surgiu na rede recentemente revelou que a divisão utiliza alguns sistemas operacionais um tanto quanto ultrapassados.

“Cerca de 75% dos aparelhos que são de controle de sistemas estão no Windows XP ou outros sistemas operacionais que não possuem mais suporte. Vários deles ainda operam com o Windows 95 e 98, mas não há problemas desde que eles não estejam conectados à internet”, revelou Daryl Haegley, gerente do Escritório de Departamento de Defesa para Energia, Instalações e Meio Ambiente.

Um detalhe importante nessa história é o fato de o Pentágono pagar para a Microsoft continuar oferecendo suporte exclusivo a esses sistemas mais antigos para a execução de algumas tarefas militares. Entretanto, há um projeto para migrar todo esse conteúdo para o Windows 10 ainda neste ano.

undefinedÓrgão de defesa dos Estados Unidos pretende atualizar os sistemas dos computadores ainda neste ano

Vale mencionar que, ainda assim, os sistemas do órgão de defesa aparentemente se mostram bastante seguros, tendo em vista que de tempos em tempos é realizado o Hack the Pentagon, programa que convida os interessados a testarem as proteções dos sites do Departamento de Defesa.

Não são apenas os sistemas operacionais

Um dado curioso é que não são apenas os sistemas operacionais do Pentágono que estão ultrapassados. Em 2016, publicamos aqui no TecMundo uma notícia revelando que o órgão ainda utilizava computadores com suporte a disquetes, entre eles um IBM Series/1, que é da década de 1970.

Na ocasião, houve a menção de que isso era feito por conta da confiabilidade, uma vez que a falta de suporte à conexão com a internet gera uma proteção para os sistemas contra ataques virtuais, por exemplo.

...

E se o TecMundo fizesse eventos presenciais para discutir os temas mais interessantes relacionados a tecnologia? Cadastre-se no TecSpot e saiba tudo em primeira mão!



Avatar do(a) autor(a): Douglas Petronilho Vieira

Douglas Petronilho Vieira

Especialista em Redator

Fã de games, filmes e séries. Tenho mais de uma década de experiência no jornalismo, e geralmente uso o tempo livre para passear com a família ou jogar algum game retrô (especialmente Super Nintendo).

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia