menu
Tecmundo
Minha Série

Como o Scorpio vai melhorar o desempenho de jogos do Xbox One e 360?

O Project Scorpio trouxe uma variedade de avanços sobre o Xbox One, algo que vai melhorar bastante os jogos já existentes no catálogo do atual console da Microsoft

Avatar do(a) autor(a): Vinicius Munhoz

06/04/2017, às 09:45

Como o Scorpio vai melhorar o desempenho de jogos do Xbox One e 360?

Fonte: Eurogamer

Imagem de Como o Scorpio vai melhorar o desempenho de jogos do Xbox One e 360? no tecmundo

A grande novidade do dia foi a revelação das especificações técnicas do Project Scorpio, o novo console da Microsoft que continua sem um nome oficial. Como você pode ver na notícia que demos mais cedo, trata-se de um verdadeiro monstro computacional que é capaz de rodar games nativamente em 4K. Contudo, o que dizer dos jogos antigos?

A Microsoft garantiu: toda a biblioteca do Xbox One e Xbox 360 (os games que já são retrocompatíveis) é compatível com o novo hardware. Contudo, não é apenas uma reprodução do que já vimos. Todos esses títulos anteriores terão vantagens significativas no Project Scorpio, ou seja, será um grande upgrade para todo o catálogo já existente. Por conta disso, o Eurogamer em parceria com o Digital Foundry listou cinco formas nas quais os games antigos serão melhores no Scorpio. Confira:

1 – Performance aprimorada e sem screen-tearing

O poder de processamento do Project Scorpio é monstruoso. E todas as 40 unidades computacionais de 1.172 MHz (um número bem maior que o Xbox One e que supera com folga o PS4 Pro) poderão ser utilizadas nos jogos já existentes. Na teoria, isso é performance extra, que melhora a performance de games antigos por tabela.

undefinedProject CARS é um game que se beneficia com a maior velocidade de processamento

Na prática, teremos jogos como Project Cars e outros títulos que almejam 60 fps rodando de maneira bem mais lisa, pois o poder de fogo dá e sobra para tudo isso. Portanto, aumentar significativamente a taxa de frames por segundo e acabar com o screen-tearing das obras atuais são algumas das vantagens. Só para deixar claro: títulos que rodam a 30 fps não ganharão aumento de fps, já que é o game em si que limita essa taxa de atualização.

2 – Sem resolução dinâmica

Muitos games, como Battlefield 1, Gears of War 4, Halo 5 e Doom, utilizam uma resolução dinâmica. Em outras palavras: se o título falhar em atingir a taxa de quadros por segundo proposta (30 ou 60 fps), o jogo baixa a resolução de imagem para ganhar performance extra e manter a experiência da forma o mais fluida possível.

undefinedHalo 5 é um dos jogos que roda com resolução dinâmica no Xbox One

Com a performance extra, a Microsoft garantiu que jogos com resolução dinâmica conseguirão manter a melhor qualidade de imagem possível. Ou seja, se um jogo suporta 1080p, então será 1080p. Caso o limite seja de 900p, será 900p, e assim por diante. Aumentar a resolução máxima vai depender de a desenvolvedora aproveitar o poder do novo console.

3 – Aprimoramento significativo de texture filtering

Para resumir: texture filtering é uma técnica para melhorar a definição da textura em distâncias maiores. Quanto menor for o filtro anisotrópico aplicado, menor a distância para uma textura ficar borrada, ou seja, objetos mais próximos da câmera ficam com maiores distorções.

undefinedTexture Filtering aprimorado por padrão é algo bem interessante

Contudo, o hardware do Project Scorpio consegue forçar o máximo (que é de 16x) do filtro anisotrópico em qualquer título, seja ele de Xbox One ou até mesmo Xbox 360. Sim, até mesmo games da sétima geração vão usufruir dessa novidade, aumentando a qualidade de imagem.

4 – GameDVR muitas vezes melhor

Se você já tem um Xbox One, sabe o que o GameDVR é. Caso não saiba, trata-se da ferramenta capaz de capturar imagens e vídeos dos jogos do console. No Project Scorpio, essa funcionalidade será aprimorada drasticamente. Além de conseguir capturar vídeos em 4K e 60 fps, o novo hardware vai conseguir tirar o máximo das capturas dos jogos antigos também.

undefinedGameDVR será aprimorado no Project Scorpio

O codec HEVC vai conseguir comprimir a qualidade de captura de uma forma excelente, algo que se reflete para conteúdo em 1080p também. Além disso, todos os vídeos poderão ser vistos frame a frame, ajudando a capturar a imagem perfeita de qualquer conteúdo gravado.

5 – Tempo de carregamento reduzido

O Project Scorpio trouxe muitas coisas melhores em relação ao Xbox One, como maior quantidade de memória RAM, velocidade maior de transmissão de dados e 31% a mais de poder de processamento. Essa combinação toda pode ajudar – e muito – no tempo de carregamento de vários jogos existentes.

undefinedReCore é um dos games que sofre com carregamentos longos

Alguns games podem usar a quantidade de memória RAM extra para carregar alguns pressets e elementos em cache, reduzindo drasticamente o loading de vários jogos, como Battlefield 1, que demora quase 2 minutos para carregar uma missão da campanha, por exemplo.

Bom demais para ser verdade? Há contrapartidas?

Como você deve ter notado, a Microsoft prometeu mil maravilhas para todos os jogos já disponíveis da biblioteca e parece um aprimoramento excelente e natural para qualquer game. Contudo, há alguma coisa que pode dar errado aí? A resposta é: sim. A verdade é que os títulos de Xbox One, assim como qualquer programa de computador, são peças de softwares que podem sofrer com problemas de compatibilidade.

Aumentar o poder de processamento da CPU parece uma ótima ideia para aumentar a taxa de quadros de Battlefield 1, por exemplo, mas o clock maior pode criar, por algum motivo misterioso desse mundo doido da computação, uma incompatibilidade ou uma anomalia incorrigível no game. Em outras palavras: talvez alguns desses cinco pontos tenha que ser removido de certos jogos.

Contudo, a Microsoft parece empenhada em criar o melhor terreno possível para o Project Scorpio e está analisando (e vai analisar) jogo a jogo da biblioteca para garantir a compatibilidade total de todos os títulos. Por enquanto, a prioridade da empresa é que todas as obras já disponíveis rodem perfeitamente no Scorpio.

***

E aí, curtiu o conteúdo? Clique aqui para saber mais e garantir os melhores produtos do mundo Xbox na Microsoft Store 

Widget de produto do Hub de Ofertas


Nascido gamer, lembro de gostar de jogos desde que tenho memória, seguista, amante de um bom retrogaming e ocasionalmente (ou quase sempre) otaku! Parte do grupo dos desajustados e esquisitos.