Nas últimas semanas, a Yahoo! voltou aos holofotes por motivos que poucas empresas gostariam de ser destacadas: o vazamento de 500 milhões de senhas de seus usuários, todas roubadas por hackers.
Agora, a empresa volta a ser foco por causa de segurança e privacidade. E novamente: não de um jeito que os executivos e investidores gostariam!
Isso acontece porque informações conseguidas pela Reuters apontam para supostas liberações totais de acesso dos emails dos usuários da Yahoo para órgãos do governo dos Estados Unidos.
)
Pois é... A Yahoo! teria liberado o acesso das contas para agentes do FBI e da NSA, todos com acesso total às contas de email e às mensagens trocadas por elas. No total teriam sido varridas centenas de milhões de contas da Yahoo! durante o processo — de usuários de todo o mundo, não apenas de usuários norte-americanos.
De acordo com a imprensa dos Estados Unidos, isso aconteceu por causa de pedidos judiciais do governo dos EUA. Mesmo assim, fica a dúvida de quais seriam os motivos pelos quais a Yahoo! liberou o acesso total às contas, em vez de ceder informações apenas daquelas que teriam algum peso em investigações.
Também há informações de que quem aceitou os termos foi a própria CEO Marissa Mayer, sendo essa umas das razões pelas quais Alex Stamos (chefe de segurança digital da empresa) teria deixado a empresa no ano passado. Será que isso tudo vai ser confirmado em breve?