Além de conter uma série de atividades para os fãs da tecnologia em geral, a Campus Party 2015 também serviu de palco para o lançamento da versão brasileira do QWANT, um novo motor de buscas francês quem vem ganhando espaço na Europa. Com uma série de recursos diferenciados de rivais como Google e Bing, a novidade tem como foco principal o respeito à privacidade dos usuários.
Segundo a empresa, o serviço busca fornecer “uma visão panorâmica em 360º dos temas de sua busca incluindo conteúdos web, redes sociais, atualidades, produtos, fotos e vídeos”. O QWANT exibe os resultados na forma de várias colunas temáticas que dividem espaço em uma página só, permitindo que os usuários refinem suas buscas explorando cada uma delas.
)
Entre os elementos principais do buscador estão sua política de não utilização de cookies de rastreamento e a busca por uma maior neutralidade nos resultados exibidos, pela minimização da quantidade de dados utilizados nas pesquisas e pela transparência. Além do serviço pela web, o QWANT possui aplicativos para Android e iOS – ambos contando com indexação própria da empresa francesa.
Para todos os públicos
Disponível em 25 países e em 15 idiomas distintos – incluindo o português – a plataforma exibe os assuntos mais buscados em cada país e, ao clicar em um deles, o usuário tem acesso às notícias mais recentes publicadas sobre o tema em questão. Outro diferencial é o QWANT Júnior, uma versão do buscador voltada para crianças de 3 a 12 anos, foco em conteúdos educativos, filtros temáticos, lista de sites mais recomendados e proteção contra páginas inapropriadas.
)
O serviço infantil foi feito com base em um trabalho da Universidade de Toulouse, na França, que criou uma “lista negra” com 2 milhões de palavras sobre as quais se baseiam os resultados exibidos aos pequenos. O motor de buscas do QWANT Júnior ainda está em fase Beta e deve ser analisado ainda este ano pelo Ministério da Educação Nacional francês, de forma que ainda deve levar algum tempo para chegar ao Brasil.
)