Se você é do tipo de pessoa bastante ligada no mundo da música e, inclusive, sabe realizar algumas edições em arquivos de áudio, então certamente conhece o formato FLAC. A sigla significa “codec grátis de áudio sem perdas” (“Free Lossless Audio Codec”) e ele é muito similar ao WAV - porém, com a diferença de apresentar um tamanho muito menor.
Por exemplo, um arquivo MP3 para uma música de três minutos pesa 4 MB, em média. O mesmo arquivo em FLAC pesa 25 MB e o WAV por volta 50 MB. A diferença percebida pelo ouvido humano entre esses dois últimos formatos é quase nula. Portanto, se você quer ter certeza de um arquivo com a máxima qualidade de áudio, o formato FLAC é o mais indicado - afinal, é mais leve.
Quando você ripa um CD de áudio diretamente para MP3, é possível que muita qualidade seja perdida no processo. Então, uma tática muito útil é a de ripar as músicas desejadas para FLAC e depois converter para MP3. A alteração de formato requer um programa específico para isso, mas você não precisa fazê-la caso tenha espaço sobrando no HD e não pretenda transferir as músicas para o seu tocador de áudio portátil (seja ele celular, iPod ou MP3 player).
O artigo de hoje visa ensinar você a usar o Foobar2000 para extrair músicas de CDs de áudio diretamente para o formato FLAC e, dessa forma, evitar qualquer perda de qualidade. Confira todos os pré-requisitos necessários e o guia passo a passo a seguir.
Pré-requisitos
- Baixe o Foobar2000;
- Baixe e instale o codec FLAC;
- Drive de CD/DVD e um CD de áudio.
Faça você mesmo
Antes do player, instale o codec FLAC - sem ele não há como ripar as músicas com esse formato. Rode o instalador do Foobar2000.
Avance algumas telas e pare quando chegar a “Choose Components” (Escolher componentes). Dentro de “Optional features” (Elementos opcionais), tenha certeza de marcar as opções "Audio CD support" e "freedb Tagger" para que elas sejam instaladas.
)
Abra o Foobar2000, clique em "File" e selecione "Open Audio CD...".
)
Indique o drive onde está o CD a ter seu conteúdo copiado e clique em "Rip".
)
Selecione as músicas que você deseja e as renomeie manualmente. Ou então, clique sobre "Lookup", abaixo de “Information Lookup”.
)
Dentro de “Matches”, confira qual das opções apresenta os nomes das músicas mais de acordo com suas preferências pessoais. Clique em "Update files".
)
Veja se as músicas foram alteradas corretamente, marque a opção "Go to the Converter Setup dialog" e selecione "Rip".
)
Na aba “Output”, selecione "FLAC, level 5", indique a pasta para a qual enviar os arquivos ripados e como eles serão nomeados. Então, pressione "OK".
)
Procure pela pasta na qual o codec FLAC foi instalado ("C:\Windows\ Arquivos de programas\FLAC") e escolha o arquivo "flac.exe".
)
Espere a conversão ser concluída.
)
Na janela aberta estão informações sobre o processo. Ou seja, aqui você descobre se tudo deu certo (procure na lista para saber se todos os arquivos selecionados estão presentes).
)
Caso queira testar as músicas ripadas, selecione todas e arraste para a janela do Foobar2000. Se alguma delas apresentar qualquer problema de reprodução (ruído, por exemplo), experimente repetir o processo somente nela - isto é, ripe-a novamente.
Enfim, para não ocupar muito espaço no seu iPod (ou similar), converta os arquivos para MP3 com um destes programas. Ou não (para não perder qualidade).
Qual a primeira impressão que você teve ao escutar o arquivo ripado? Foi grande a surpresa?
