A Google encomendou uma pesquisa inédita sobre a influência das mídias digitais nas principais categorias do mercado de varejo brasileiro. Realizado pela Forrester Research, o estudo faz uma projeção até 2021 do impacto do digital nas vendas online e offline e a evolução do mobile nesse mercado.
)
Várias tendências para os próximos anos foram percebidas, como o crescimento das categorias de alimentos, roupas e produtos de beleza e o aumento da penetração dos dispositivos móveis.
)
Falando nisso, 30% dos internautas disseram acessar a internet apenas através de smartphones e tablets. Atualmente, mais de 35% do tráfego dos principais varejistas já vem desses dispositivos.
)
O número corresponderá a 71% da população em 2021. Isso deve resultar em milhões de pessoas realizando suas primeiras compras através da internet.
)
Os resultados são positivos para quem investe no mercado de vendas pela internet, que deve faturar mais de R$ 80 bilhões até 2021, correspondendo a mais de 9% do total do varejo brasileiro, cujo crescimento deve voltar a acelerar já no próximo ano.
)
Entre as categorias de produtos que mais sofrem influência da web na hora da compra, os smartphones estão em primeiro lugar, com 69% das vendas totais. Atualmente, 4 em cada 10 transações de aparelhos eletrônicos é impactada pela internet.
)
Aproximadamente 4,5 mil pessoas, com idade entre 16 e 75 anos, responderam a pesquisa. Os entrevistados foram selecionados aleatoriamente com base nas compras realizadas nos últimos três meses.
)