menu
Tecmundo
The BRIEF

Após queda da AWS, Pix registra instabilidade nesta segunda (20)

A plataforma de pagamentos do Brasil registrou instabilidade possivelmente causada pela queda na AWS.

Avatar do(a) autor(a): Equipe TecMundo

20/10/2025, às 11:56

Atualizado em 20/10/2025, às 17:41

Após queda da AWS, Pix registra instabilidade nesta segunda (20)

A plataforma de pagamentos instantâneos Pix registrou uma instabilidade nesta segunda-feira (20) que impediu usuários de realizar transferências de dinheiro. Os problemas começaram por volta das 10h30 (horário de Brasília), segundo o site Down Detector.

Por volta das 11h30, o Pix já contava com cerca de 160 notificações de erro, que afetaram principalmente cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Recife.

Não se sabe exatamente o motivo das falhas, mas ao que tudo indica, o sistema deve ter sido afetado pela queda da AWS nesta manhã. A internet mundial iniciou esta semana com um grande problema nos serviços de nuvem da Amazon.

Um falha nos servidores da região US-EAST-1 da Amazon acabou afetando serviços em quase todas as partes do mundo, incluindo a América Latina.

No continente, sites e apps como Mercado Livre, TotalPass, Wellhub (antigo Gympass), Roblox, Reddit, Mercado Pago, Snapchat ficaram um tempo fora do ar.

Retorno com oscilações

O Pix registrou uma diminuição no número de reclamações por volta das 17h20, indicando uma normalização do sistema. Apesar disso, no mesmo horário alguns serviços bancários ainda tinham um alto número de alertas.

Stone, PicPay, Mercado Pago e outras plataformas de pagamento ainda estavam com registros de reclamações no Down Detector, indicando que possivelmente o Pix não estava de volta para todo mundo.