Se alguma vez você já trabalhou em uma grande empresa e teve que procurar por algum documento específico dentro de servidores ou já entrou em algum site e não conseguiu encontrar o conteúdo que procurava, então sabe como um sistema eficiente de buscas pode fazer falta nessas horas. Foi pensando nesse tipo de situação que a Google resolveu usar sua experiência nesse assunto para criar algumas soluções para o mercado corporativo.
A primeira delas, o Google Site Search, é voltada justamente para páginas da internet e consiste basicamente de implantar os algoritmos da gigante das buscas para que eles lidem com mais eficiência com as pesquisas feitas no seu site. Já a segunda, o Google Search Appliance, envolve tanto elementos de hardware quanto de software para indexar e facilitar a pesquisa por documentos, relatórios e arquivos nos servidores de grandes companhias.
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Observando o mercado brasileiro, a Google notou o potencial do país e passou a investir para trazer essas ferramentas para o Brasil. Conversando com Rafael Cichini, CEO da Just Digital – uma das únicas agências patenteadas pela companhia de Mountain View para implementar a plataforma por aqui –, o TecMundo pode saber um pouco mais sobre as vantagens e custos de fazer sua empresa ter um Google só dela.
Mais tempo para o que importa
Segundo Cichini, a solução corporativa melhora consideravelmente os resultados das buscas feitas no banco de dados das empresas e aumenta a produtividade dos funcionários. Além disso, as buscas facilitadas dão aos empregados mais poder de decisão, já que os materiais necessários se tornam mais acessíveis – e é possível programar o sistema para que informações mais sensíveis sejam encontradas apenas por quem deve ter acesso a elas.
Após fechar o negócio para a implementação do Site Search ou do Search Appliance em um site ou em uma companhia, os empresários não terão que se preocupar com dificuldades que poderiam vir das mudanças. Com a primeira ferramenta, basta que os especialistas da autorizados pela Google insiram os scripts relevantes para que o sistema se use o poder da nuvem para otimizar os resultados das pesquisas.
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Já a implementação do Search Appliance envolve um projeto mais complexo, que inclui o estudo das necessidades de cada empresa antes do envio de uma equipe de desenvolvedores, que vão iniciar um processo contínuo para gradualmente permitir buscas melhores e mais abrangentes nos seus servidores. Esse time também fica responsável por treinar os membros da área de TI da empresa e de fornecer suporte quando necessário.
Custos do sucesso
De acordo com Cichini, os preços da implantação desses produtos variam com base em certos elementos. No caso do Site Search, o valor depende da quantidade de resultados que poderão ser alcançados por meio das buscas, que podem chegar a 3 milhões por ano. Já para o Search Appliance, os custos variam de acordo com a quantidade de documentos, dados e arquivos a serem indexados, que podem ir de 500 mil até 30 milhões.
Como o sistema de buscas funciona de forma muito similar à que já conhecemos no Google comum, Cichini ressalta que não há necessidade de treinar os funcionários das empresas para utilizar o sistema de pesquisa. No entanto, existe a opção de realizar workshops para que os empregados aprendam como preparar documentos futuros de maneira que eles se tornem mais fáceis de encontrar depois.
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Hoje, algumas empresas famosas já utilizam as soluções da Google em seus sites e dentro de seus escritórios. A operadora telefônica TIM, por exemplo, implementou o Site Search em todo seu website, de forma que as buscas lá feitas utilizam o sistema da companhia de Mountain View. Já a Claro, a TV por assinatura Sky, a Secretaria de gestão do Estado de São Paulo e a Ambev optaram por adotar o Search Appliance, melhorando as pesquisas internas.
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