menu
Tecmundo
Internet

Gmail usa inteligência artificial da Google para melhorar detecção de spam

Utilizando uma rede neural artificial em conjunto de uma nova ferramenta de monitoramento empresarial, Google quer diminuir ainda mais os casos de spams que fogem de seu filtro

10/07/2015, às 08:32

Gmail usa inteligência artificial da Google para melhorar detecção de spam

Fonte:

Imagem de Gmail usa inteligência artificial da Google para melhorar detecção de spam no tecmundo

Não há como negar que o filtro de spams do Gmail é bastante eficiente. Mas a Google não está satisfeita só com isso: ela quer tornar essa ferramenta ainda melhor. E para que o sistema continue a evoluir, a companhia trouxe algumas novidades que prometem fazer exatamente isso.

A principal adição trazida pela Google foi a utilização de sua rede neural artificial (o mesmo tipo de tecnologia usado no Deep Dream, bem como no próprio Google Search e Google Now) no sistema. Isso vem com o objetivo de melhorar a detecção do que é ou não é um spam: em resumo, o número daqueles emails de propaganda especialmente espertos que conseguem chegar à sua Caixa de Entrada deve diminuir ainda mais.

Cada vez mais inteligente

Com a capacidade de aprendizado que essa rede neural trouxe, o filtro de spams se tornou especialmente inteligente na detecção de mensagens que fingem ser pessoas reais – um dos truques que mais enganam os usuários de email com o phishing. Se encontrar uma mensagem que se encaixa nesse caso, o serviço simplesmente a manda para a caixa de spams.

Da mesma maneira, o Gmail se tornou capaz de reconhecer o que é de seu gosto ou não, adaptando sua caixa de emails para isso. Assim, aquela mensagem semanal de notícias de uma empresa, que seu vizinho tanto gosta de acompanhar, vai para o lixo, se você mostrar o costume de jogá-las fora sem nem mesmo ler o conteúdo.

Empresas não são spams

É claro que nem todas as mensagens classificadas como spam são realmente isso. Como exemplificado acima, emails enviados em massa por empresas muitas vezes são algo importante – afinal, você quer receber um aviso sobre o status de um pedido online ou um recibo confirmando sua compra. Mas estes muitas vezes acabam por ser considerados spams por suas características.

Para ajudar as empresas com essa questão, a Google também está disponibilizando uma nova ferramenta, chamada Gmail Postmaster Tools. Este serviço corporativo permite que grandes companhias com um alto envio de dados via email possam monitorar e analisar suas mensagens, conseguindo informações de erros de envio, número de relatos de spam e até mesmo a reputação da empresa.

Mesmo que isso não traga mudanças tão óbvias a um curto prazo, permitir que as empresas gerenciem seus emails para evitar mal-entendidos com spams, bem como a adição de uma melhor inteligência artificial para filtrar esse tipo de mensagem, definitivamente é algo bem-vindo. Resta agora observar se, pelos próximos meses, realmente veremos a eficiência do Gmail aumentar nesse sentido.