A Play Store, loja oficial de aplicativos para sistemas operacionais Android, é a porta de entrada para o maravilhoso mundo dos apps. Sem ela, você não consegue realizar o download nem a atualização de aplicações — ou seja, é praticamente ficar com o celular capado.
Infelizmente, muitos smartphones acabam apresentando problemas para utilizar a Play Store. As causas são diversas e estragam a experiência do usuário. Por isso, estamos aqui para apresentar algumas soluções para os erros de conexão com a loja de apps.
Acompanhe as soluções aqui embaixo.
Cache e Dados
Nas configurações do Android, vá em "Aplicativos". Ele pode se encontrar na aba "Dispositivo" ou na aba "Geral", dependendo da skin do seu sistema. Procure por "Google Play Store" e toque sobre o nome.
)
Agora, dentro ou abaixo de "Armazenamento", escolha as opções "Apagar dados" e "Apagar cache".
)
Play Service
Repita o mesmo processo citado nos passos anteriores, contudo, em vez de escolher "Google Play Store", faça em "Google Play Services".
)
Ainda em "Google Play Services", escolha "Gerenciar espaço" e, então, "Limpar todos os dados".
)
Apague a conta Google
Vá nas configurações do Android e escolha "Contas" (pode aparecer "Contas e sincronização"). Agora, escolha "Google".
)
Selecione o endereço de email correspondente ao problema. Na próxima tela, toque nos três pontos que ficam no canto superior direito e toque em "Remover conta".
)
Para adicionar uma conta, como uma reinstalação, basta voltar uma tela e escolher "Adicionar conta".
- Leia também: Home office: 106 vagas para trabalho remoto [12/10]
)
Estas dicas já devem fazer com que a Google Play Store volte a funcionar. Caso isso não aconteça, existem meios mais drásticos, como um reboot de sistema. Para acompanhar mais dicas, acesse a nossa página dedicada.
Você teve problema para acessar a Play Store? Comente no Fórum do TecMundo
)