O dia 4 de setembro de 1998 entrou para a história da web. Neste dia foi fundado o Google, que anos depois se tornou a maior e mais utilizada ferramenta de busca do mundo.
Já é de praxe para quem usa a internet: surgiu alguma dúvida, você quer encontrar um site, imagem, vídeo, notícia etc., você digita www.google.com e inicia ali sua jornada em busca da informação que necessita.
Se não está no Google, não existe (?)
A frase acima é uma máxima da internet. Se você acessou o site criado por Larry Page e Sergey Brin, pesquisou e não encontrou o que buscava, bem, é bem provável que você esteja pesquisando por algo que ainda não existe. Algo que não tenha nem mesmo o registro de uma vaga ideia sobre ele, afinal, não foi possível obter informações pelo Google.
Mas se você é um ávido usuário da internet, já deve ter se deparado com a escassez (ou até mesmo a ausência) de informações claras sobre algum assunto ou item. Até porque o Google não realiza buscas internas em determinadas redes ou serviços da web, limitando algumas buscas.
O Baixaki lista agora uma série de dicas para que você tenha certeza de que espremeu a internet atrás daquilo que procura.
Busca em redes sociais
Redes sociais são restritas, ou seja, você não tem acesso livre a todo seu conteúdo sem antes realizar seu cadastro. Muitas vezes as redes possuem sistema de privacidade que limitam ainda mais o acesso a páginas e informações, mas, de qualquer forma, há muito conteúdo divulgado e compartilhado livremente.
Orkut
O sistema de busca do Orkut foi renovado para facilitar a vida dos usuários, o que permite um acesso mais filtrado aos resultados, algo que refina sua busca e aumenta a chance de você encontrar o que precisa. As comunidades da rede social da Google são redutos de informações sobre diversos assuntos, ou seja, são solos férteis para buscas.
É possível realizar buscas por assuntos tanto no geral quando dentro das comunidades de que você já participa. O dinamismo com que o site é usado ajuda você a resolver problemas e a encontrar respostas ao que procura mais rapidamente, diretamente com outros usuários como você.
)
O Facebook é a rede social mais usada no mundo, com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo. Isto também não deve ser deixado de lado na hora de procurar por algo na web. Esta rede social é organizada em páginas (e não em comunidades como no Orkut) e você pode encontrar diversas em uma busca rápida.
Além disso, no Facebook é possível procurar por usuários, grupos, eventos e publicações, aumentando os recursos para encontrar algo que você precisa. As pesquisas realizadas aqui obviamente não trarão a você resultados exatos e extensos, porém, é um bom ponto de partida para obter alguma informação necessária.
)
- Leia também: Home office: 106 vagas para trabalho remoto [12/10]
Fóruns de discussão
Eles estão espalhados pela web há muito tempo e funcionam muito bem como ponto de compartilhamento de arquivos e informações. Os fóruns de discussão são variados, normalmente restritos a determinados assuntos ou então uma reunião de vários usuários diferentes que debatem sobre coisas diversas.
Existem fóruns de sites, como o fórum do Baixaki Jogos, em que os usuários debatem sobre os temas tratados no site, obtêm e trocam informações com os demais cadastrados no sistema. Existe ainda fóruns amplos, como o serviço InForum, que, de acordo com seu slogan, é uma “comunidade de comunidades virtuais”.
Uma rápida busca na internet pode apontar fóruns que tratam de assuntos relacionados ao que você procura. Como muitos deles são restritos, ou seja, é preciso cadastro para acessar e postar conteúdo, você não consegue verificar nada além da apresentação da página pelo Google.
O Twitter é um dos métodos mais práticos para o compartilhamento de informações na internet. Em 140 caracteres você consegue indicar vídeos dos principais portais da web, imagens, links, notícias e tudo mais.
)
Há relativamente pouco tempo o Google passou a exibir resultados do microblog em suas pesquisas, porém, para dar mais precisão às buscas no Twitter, nada melhor do que o sistema de busca da própria rede.
Torrents
O Google retorna buscas realizadas em sites de torrent quando você pesquisa pelo download de algo, principalmente se você adiciona termos como “download”, “baixar” e “torrent”. Contudo, esta busca pode ser refinada e restrita apenas a sites de torrent se você usa outras ferramentas mais específicas.
Torrent Finder
Este é um serviço que realiza busca em 180 sites diferentes de torrent. Você pode optar por acessá-lo clicando aqui ou então baixando o Torrent Finder Toolbar para Firefox. Na página que exibe os resultados é possível navegar por todos os 180 serviços de compartilhamento e encontrar o que você precisa.
BitSnoop
Outra opção muito útil para encontrar torrents é o BitSnoop, um site de busca especializado em encontrar apenas esse tipo de arquivo. A cada dia o leque de possibilidades do serviço aumenta e hoje já estão à disposição do usuário mais de 8,5 milhões de torrents de 369 sites diferentes. Tudo isso significa quase 10 petabites (cerca de um milhão de gigabites) em arquivos.
)
Servidores online
- Leia também: O fim da IA está próximo?
Serviços como o Rapidshare, MegaUpload e 4Shared são também bastante usados para compartilhamento de arquivos na web. Dos três, o 4Shared é o único que possui um sistema de busca próprio, bastante eficiente por sinal, para que você encontre itens compartilhados por outros usuários.
Para o Rapidshare e o MegaUpload você conta com ferramentas não oficiais de busca, como o Rapidshare Search Engine e o RapidLibrary.com. Ambos são sites que dispõem de um sistema de busca para facilitar a vida do usuário na hora de encontrar algum dado compartilhado em um dos serviços de armazenamento online.
Compras
Para quem deseja comprar algo pela internet, nem sempre a melhor opção é sair pesquisando em todos os sites de vendas para verificar preços e condições. Existem alguns serviços especializados que fazem esta busca para você e exibe os resultados em ordem crescente de preço e diminuem muito o seu trabalho. Dois bastantes reconhecidos e respeitados são o Bondfaro e o Buscapé.
- Leia também: Home office: 110 vagas para trabalho remoto [19/10]
. . . . .
Estas foram algumas dicas da nossa equipe para quem ainda não conseguiu encontrar tudo o que procura no Google. Se você conhece outras ferramentas mais específicas e que não foram citadas no texto, compartilhe com todos nos comentários abaixo, e, é claro, não deixe de registrar sua opinião.