No passado, presenciamos uma corrida espacial bastante incisiva durante a Guerra Fria. Hoje, vivemos em um "clima" completamente diferente. As grandes empresas do mundo tecnológico competem entre si, sim, mas as inimizades e as disputas estão cada vez mais dando espaço para acordos cooperativos, parcerias e relatos de que os diferentes mercados possuem espaço para todo mundo... Ou pelo menos é essa a impressão que as companhias tentam nos passar.
Aliás, quando o assunto é explorar O espaço — o vasto, o imenso espaço sideral —, as gigantes que dominam essa área também reforçam o cenário relatado acima. Poucos dias atrás, Caitlin O'Keefe Dietrich, chefe de relações públicas da Blue Origin, fez um comentário bem interessante ao site Engadget.
Nossos vídeos em destaque
Quando questionada sobre a possível competição com a empresa SpaceX (de Elon Musk), Dietrich falou que "o espaço é um lugar grande; não é um mercado no qual um perde e o outro ganha". O relato é curioso, pois era esperado que a Blue Origin — comandada por Jeff Bezos, o CEO da Amazon — se sentisse pressionada e acelerasse o processo de testes de lançamentos devido às conquistas da concorrência.
No entanto, vale lembrar que as estratégias e as abordagens dessas duas empresas são bem diferentes. Enquanto a SpaceX é bem conhecida por suas empreitadas e "experimentações" variadas, a empresa de Bezos direciona seus empreendimentos pensando em longo prazo e planejando seus lançamentos de forma mais ponderada. É por essas e outras que surge a impressão dessa aparente demora nas operações da Blue Origin.
Dietrich também comentou sobre esse aspecto da empresa. "Nossa filosofia é a de usar uma abordagem gradual, passo a passo, para nossos programas de desenvolvimento de tecnologia espacial em longo prazo. E essa abordagem nos concedeu um belo progresso até agora", afirma.
E você, acredita na ideia de que o espaço sideral realmente é "grande o suficiente" para essas duas gigantes da tecnologia? Relate sua opinião nos comentários abaixo!
)
)
)
)
)
)
)
)