menu
Tecmundo
The BRIEF

OnePlus abandona termo 'Dash Charge' por conflito de marca

Deu ruim! A empresa abandona o uso do termo em seus aparelhos, após ter o pedido de registro de marca rejeitado

26/05/2018, às 10:30

OnePlus abandona termo 'Dash Charge' por conflito de marca

Fonte:

Imagem de OnePlus deixa de usar o termo Dash Charge por causa de conflito de marca? no tecmundo

O carregamento rápido não é novidade alguma no universo mobile. As marcas incluíram essa tecnologia em seus equipamentos para ajudar os consumidores a resgatarem rapidamente a carga da bateria perdida com o uso cotidiano.

O sistema Dash Charge, presente em alguns dispositivos da OnePlus, cumpria esse papel funcional e era explorado com afinco pela fabricante. Porém, algo diferente aconteceu nos aparelhos recentes apresentados pela marca, como é o caso do OnePlus 6, revelado ao mercado na semana passada.

undefined

Quem acompanhou o lançamento estranhou o fato de o sistema Dash Charge não ter sido mencionado como um dos atributos do smartphone. Em vez disso, a OnePlus tratou a função apenas como “carregamento rápido”.

undefined

Um conflito de registro de marca fez com que a empresa afastasse, discretamente, os seus aparelhos do termo, evitando assim problemas com duas outras companhias que já haviam registrado o nome, incluindo a gigante Amazon.

O órgão responsável da UE rejeitou o pedido da multinacional chinesa, depositado em 2016, na época de lançamento do OnePlus 3, indeferindo o direito de uso da expressão, visto que geraria conflito com produtos já patenteados.

Segundo o banco de propriedade intelectual da União Europeia, existe um risco de confusão por parte do consumidor final desses dispositivos, uma vez que não apenas os nomes da ferramenta são semelhantes, mas também as funcionalidades.

A rejeição do registro da marca não impede a empresa de utilizá-la, mas, pelo que parece, ela está evitando fazê-lo.