menu
Tecmundo
The BRIEF

Lenovo Mobile cresce pouco, mas Motorola decola na América Latina

Divisão de smartphones da companhia não teve um desempenho muito satisfatório no último trimestre fiscal de 2017, mas a Motorola impulsiona os negócios

25/05/2018, às 07:32

A Lenovo divulgou o seu último balanço trimestral do ano passado, dando conta dos três últimos meses do ano fiscal de 2017. E se o crescimento da divisão de Computadores Pessoais e Dispositivos Inteligentes (PCSD) foi significativo no período em relação ao ano anterior, com avanço de 16% na receita trimestral e 8% na anual, o mesmo não pode ser dito da Divisão de Negócios Mobile (MBG) da empresa.

O mercado de smartphones no geral rendeu bem pouco para a Lenovo no último trimestre fiscal de 2017, uma receita total de somente US$ 1,3 bilhão — para se ter uma ideia, o PCSD trouxe receita de US$ 7,7 bilhões no mesmo período. Quando o escopo é todo o último ano fiscal, a receita com smartphones foi de US$ 7,2 bilhões (o PCSD rendeu US$ 32,4 bilhões no ano).

A Lenovo tentou explicar tal desempenho. A justificativa da empresa para isso foi o foco na expansão em detrimento da lucratividade dos seus negócios mobile. Isso contou ainda com um realinhamento do portfólio da empresa visando atingir mais mercados fora da China, o que parece vir dando resultado especialmente com a Motorola no continente americano.

MotorolaSucesso da Motorola sustenta o pouco crescimento da Lenovo nos negócios mobile no último ano.

Na América do Norte, a fatia de mercado da marca cresceu 1,1 ponto percentual e agora é de 3,8%. Mas o grande trunfo da companhia agora é a América Latina, onde ela teve a sua receita aumentada em 13% apenas no quarto trimestre fiscal de 2017, passando para os dois dígitos de crescimento por aqui pela primeira vez.

Os números agora apenas reforçam o que a Motorola já havia revelado durante a apresentação do Moto G6, não por acaso realizada diretamente de São Paulo para todo o mundo. No anúncio, a empresa já havia deixado claro como o crescimento na AL foi significativo e a escolha pela capital paulista indica o quanto a região ganha uma importância cada vez maior para os seus executivos.

Confira as melhores ofertas da linha Moto G: