menu
Tecmundo
The BRIEF

Android Q vai facilitar para operadoras bloquearem smartphones

Códigos flagrados no novo sistema operacional da Google mostram que operadoras vão poder até bloquear um segundo SIM de uma concorrente no mesmo smartphone

Avatar do(a) autor(a): Rafael Farinaccio

21/01/2019, às 19:19

Android Q vai facilitar para operadoras bloquearem smartphones

Fonte:

Imagem de Android Q vai facilitar para operadoras bloquearem smartphones no tecmundo

Apesar de todas as novidades agradáveis que a futura versão do Android deve trazer para os usuários, uma notícia não agradou muito os mais interessados por smartphones: o Android Q deve trazer recursos para que as operadoras de telefonia móvel controlem mais detalhadamente as redes que as pessoas poderão ou não acessar.

Com o Android Q, uma operadora acessada por um dos SIMs vai poder bloquear o segundo chip de uma concorrente, por exemplo, deixando o usuário sem opção

A descoberta de códigos do Android Q mostrou que as operadoras poderão bloquear o acesso a certas redes definidas, ao contrário do que acontecia anteriormente, quando os celulares eram travados para todas as outras redes. Ou seja, agora, vai ser possível criar uma lista de permitidos e proibidos, o que pode ser feito com o refinamento de detalhes para liberar até o bloqueio de redes de operadoras virtuais que são executadas nas mesmas torres de sua operadora principal.

Adeus, dual SIM?

Tudo isso inclui também dispositivos com dual SIM, ou dois chips, que muita gente utiliza para usufruir de benefícios de operadoras diferentes. Com o Android Q, uma operadora acessada por um dos SIMs vai poder bloquear o segundo chip de uma concorrente, por exemplo, deixando o usuário sem opção.

Ainda não se sabe como isso pode funcionar nas regras do Brasil, onde as operadoras são obrigadas a desbloquear celulares restritos caso o usuário queira usar seu aparelho com serviços de uma concorrente, mas certamente ainda é um assunto que vai dar muito o que falar.



Editor do The BRIEF. Há mais de 10 anos na NZN, Fari é historiador, apaixonado por ciências e tecnologia, e grande admirador das obras de J.R.R. Tolkien.