menu
Tecmundo
The BRIEF

Vivo revela interesse em comprar a Oi

Líderes da gigante revelaram que há interesse na compra da operadora Oi, dividindo espaço com Claro e TIM

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

05/11/2019, às 13:13

Vivo revela interesse em comprar a Oi

Fonte:

Imagem de Vivo revela interesse em comprar a Oi no tecmundo

A gigante companhia espanhola Telefónica, presente no Brasil através da Vivo, admitiu hoje (05) que está interessada na compra da Oi, a brasileira que está em recuperação judicial desde 2016.

Antes, a intenção de compra não passava de especulação e de rumores vindos de fontes secretas do mercado. Agora, o CEO Ángel Vilá finalmente revelou que a Telefónica — já consideravelmente forte no mercado nacional — pretende tomar ainda mais espaço no Brasil com a aquisição de parte da Oi.

Ángel Vilá esclarece que a compra não seria feita exclusivamente pela Telefónica, mas dividiria fatias com a Telecom Italia (TIM) e a America Movil (Claro), já que nenhuma das três seria capaz de “fazer isso sozinha” e ressalta que não há nada à venda oficialmente.

Já dona da Vivo, Telefónica teria uma fatia ainda maior do mercado com a aquisição da Oi. (Fonte: Tudo Celular/Reprodução)

Complementando essa notícia, Christian Gebara, presidente da Telefónica Brasil, reiterou o interesse de assumir a gestão da telefonia móvel da Oi, isso se essa seção for colocada à venda.

Impasses legais

Apesar do interesse, a legislação brasileira pode impedir ou postergar a compra em alguns meses. A diminuição no número de concorrentes no mercado de telefonia afeta significativamente o mercado, prejudicando a concorrência entre as companhias, segundo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Nem mesmo a revisão do Marco Legal de Telecomunicações isentou a Oi desses problemas legais, já que o texto — aprovado em outubro pelo presidente — não renova as regras sobre a disputa no mercado.

Se o negócio seguir em frente e a Telefónica adquirir uma fatia da Oi, o processo de transformação digital brasileiro será acelerado consideravelmente. Resta aguardar por mais novidades dessa disputa do mercado.

info
Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.


Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.