menu
Tecmundo
The BRIEF

Apple Card é alvo de investigação por usar algoritmo sexista

Segundo cofundador da Apple Steve Wozniak (que também reclamou do problema porque sua mulher foi discriminada), 'isso é a tecnologia avançada de 2019'

11/11/2019, às 12:00

Apple Card é alvo de investigação por usar algoritmo sexista

Fonte:

Imagem de Apple Card é alvo de investigação por usar algoritmo sexista no tecmundo

Lançado em agosto deste ano, o Apple Card vai ser investigado pelo Departamento de Serviços Financeiros de Nova York por sexismo, depois de posts no Twitter denunciarem a diferença entre os limites de créditos entre homens e mulheres. A investigação será direcionada ao banco de investimentos Goldman Sachs, que fornece o algoritmo usado pelo Apple Card para determinar o limite de crédito de cada usuário.

A primeira denúncia partiu do desenvolvedor de softwares David Heinemeier Hansson; sua mulher, Jamie, apesar de ter melhor crédito, teve seu pedido por aumento de limites de gastos negado. 

— DHH (@dhh) November 7, 2019

“O Apple Card é um programa tão machista. Minha mulher e eu fazemos declarações de renda juntos, moramos no mesmo lugar e somos casados há muito tempo. No entanto, o algoritmo caixa preta da Apple acha que mereço 20 vezes o limite de crédito do que ela merece. Ninguém nos dá respostas.”

Aos poucos, outros usuários começaram a relatar o mesmo.

— Katie (@_academicyogi_) November 9, 2019

“Eu e meu marido também vivemos juntos. Meu pedido de aumento de limite de crédito foi negado. O dele foi aprovado – o suficiente para comprar um carro.”

— Carmine Granucci (@whoiscarmine) November 9, 2019

“Minha mulher tem crédito muito melhor do que o meu, um salário mais alto e recebeu um limite de crédito que é um terço do meu. Brincamos que talvez a Apple seja sexista. Parece que não é uma piada.”

Em março, a líder de Estratégia Marisa Roberson apresentou o Apple Card em um evento da marca. (Getty Images News/Getty Images/Michael Short)

Até mesmo o cofundador da Apple Steve Wozniak apareceu para reclamar.

— Steve Wozniak (@stevewoz) November 10, 2019

“A mesma coisa aconteceu com a gente. Tenho dez vezes o limite de crédito. Não temos contas bancárias separadas. Difícil encontrar um humano para corrigir isso. Isso é tecnologia avançada em 2019.”

Defesa e aumento de limite no Apple Card não resolveram

Segundo o Goldman Sachs, “nossas decisões sobre linhas de crédito são baseadas no crédito do cliente e não em fatores como sexo, raça, idade, orientação sexual ou qualquer outro fator cuja discriminação é proibida por lei”. Porém, nem essa resposta nem o aumento do limite no Apple Card de Jamie Hansson acalmaram a situação.

— DHH (@dhh) November 9, 2019

“Também está errado como eles decidiram aumentar o limite de crédito da minha mulher sem abordar a raiz do problema. Vamos subornar quem está fazendo barulho no Twitter para não termos que questionar nossa fé torta no ALGORITMO.”

info
Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.