menu
Tecmundo
The BRIEF

Huawei pode lançar Mate 30 Pro e outros celulares no Brasil

Durante lançamento da plataforma de apps da empresa no país, executivo comentou sobre futuros lançamentos

Avatar do(a) autor(a): Mateus Mognon

06/12/2019, às 11:00

Huawei pode lançar Mate 30 Pro e outros celulares no Brasil

Fonte:

Imagem de Huawei pode lançar Mate 30 Pro e outros celulares no Brasil no tecmundo

A Huawei tem passado por dificuldades no mercado por causa da guerra comercial entre Estados Unidos e China, e seus investimentos no Brasil não tem sido significativos. Ainda assim, a companhia disse que pode voltar a lançar smartphones no país, inclusive o top de linha Mate 30 Pro. A novidade foi revelada pela empresa durante a apresentação local da Huawei Ability Gallery, plataforma que visa ajudar desenvolvedores a criarem apps para os celulares da fabricante sem serviços da Google.

Segundo o gerente de go-to-market da Huawei, Daniel Dias, a empresa pretende continuar investindo no mercado brasileiro e pode trazer mais celulares para cá futuramente. O executivo até mencionou o potente Mate 30 Pro como exemplo, mas ressaltou: o smartphone pode chegar ao país sem os serviços da Google, cortesia do banimento da firma nos Estados Unidos, que limita os negócios com empresas americanas.

(Fonte: Huawei Central/Reprodução)

“Existe a possibilidade do lançamento de um novo smartphone Huawei no Brasil”, comentou Dias durante a apresentação da nova plataforma da firma no nosso país. “Se a gente vier a lançar o Mate 30 Pro no Brasil, por exemplo, seria com o HMS [Huawei Mobile Services]”. O executivo ressalta, porém, que a chegada do modelo top de linha e outros celulares em terras brasileiras ainda não está confirmada.

Substituto do Android

(Fonte: Felipe Junqueira/Canaltech)

Apesar de a firma não confirmar nenhum celular no Brasil, o lançamento da Huawei Ability Gallery mostra o interesse da firma no país. A plataforma é utilizada para o desenvolvimento na Huawei Mobile Services, suíte de apps utilizada pela firma em seus dispositivos sem a Google Play. Segundo explica Dias, a solução está sendo no ar desde 2018 e é amplamente usada na China, mas agora está chegando em outros locais do mundo. 

O executivo explica que a empresa pretende continuar utilizando o Android, mas também quer expandir sua própria solução, que é utilizada como um “plano B” atualmente. “Estamos conversando com todos os principais desenvolvedores, apresentando o HMS, o App Gallery, e convidando esses desenvolvedores para participar dessa plataforma”.

Será que a companhia consegue emplacar sua própria loja de apps por aqui? Deixe sua opinião nos comentários!

info
Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.


Mateus Mognon é jornalista formado pela UFSC com mais de 10 anos de experiência no mercado online. Editor no site do TecMundo, gerenciando os cadernos do Voxel (games) e do Minha Série (entretenimento).