menu
Tecmundo
The BRIEF

Coronavírus faz Sony, Microsoft e outras desistirem da GDC 2020

Conferência de desenvolvedores pode ser primeiro grande evento de games a ser cancelado por causa da doença

Avatar do(a) autor(a): Mateus Mognon

28/02/2020, às 13:00

Coronavírus faz Sony, Microsoft e outras desistirem da GDC 2020

Fonte:

Imagem de Coronavírus faz Sony, Microsoft e outras desistirem da GDC 2020 no tecmundo

Após a Mobile World Congress ser cancelada por causa das preocupações do coronavírus, um dos maiores evento de games do ano está perdendo participantes devido à doença. A Game Developers Conference (GDC), marcada para março, teve grandes empresas como Microsoft e Sony cancelando suas conferências na feira.

Além das donas do PS5 e Xbox Series X, grandes desenvolvedoras de games como Eletronic Arts e Kojima Productions também anunciaram que não estarão no evento. A Epic Games e a Unity, companhias que ajudam os jogos a serem feitos e distribuídos, também disseram que não participarão da GDC 2020. Outro nome que vai se ausentar da feira é o Facebook, dono da Oculus e que tem investido pesado em setores como realidade virtual e produção de conteúdo sobre games.

(Fonte: Dot Sports/Reprodução)

A ausência de diversas empresas de renome na indústria levantou a hipótese de que o evento seria cancelado por causa do coronavírus. Além de muitas companhias evitarem a feira por causa da doença, algumas das companhias já confirmaram que vão realizar apresentações online durante a época da GDC para revelar as novidades que apareceriam na ocasião. Até o momento, a organização da Game Developers Conference não comentou sobre o assunto.

Facebook e Microsoft terão conteúdos online

Além de ter confirmado que não levará seus funcionários para a GDC, a Microsoft também revelou que realizará uma apresentação para suprir a ausência da feira. A empresa fará um evento online entre 16 e 18 de março neste site para revelar suas novidades voltadas para desenvolvedores.

(Fonte: GDC/Divulgação)

O Facebook, que foi um dos primeiros a anunciar a ausência da GDC, confirmou que irá fazer suas apresentações por meio do seu site de desenvolvedores durante as próximas semanas. Já a Epic Games disse que vai distribuir seus conteúdos por meio de canais online, mas não deu uma data para isso acontecer. A Unity também declarou que revelará o calendário de suas conferências via web futuramente.

A Sony comunicou que não participará da GDC por causa das crescentes preocupações sobre o COVID-19, que estão causando alterações diárias nas restrições de viagem. A expectativa era que a empresa revelaria novidades do PS5 na feira, mas a gigante japonesa não confirmou eventos online para apresentar informações que apareceriam no evento.



Mateus Mognon é jornalista formado pela UFSC com mais de 10 anos de experiência no mercado online. Editor no site do TecMundo, gerenciando os cadernos do Voxel (games) e do Minha Série (entretenimento).