menu
Tecmundo
The BRIEF

Anatel aprova compartilhamento de torres entre Vivo e TIM

À nível nacional, operadoras atenderão 2.689 cidades com a tecnologia

08/05/2020, às 13:09

Anatel aprova compartilhamento de torres entre Vivo e TIM

Fonte:

Imagem de Anatel aprova compartilhamento de torres entre Vivo e TIM no tecmundo

Nesta sexta-feira (8), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou a aprovação do compartilhamento de redes 2G à nível nacional entre as operadoras Vivo e TIM. Agora, a Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR) deverá prosseguir com a aprovação do compartilhamento das outras redes.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou em janeiro a participação da operadora Claro no compartilhamento, mas a Anatel rejeitou o pedido. A operadora contestou.

A criação de uma rede única (single grid) pode abranger 2.689 cidades. As operadoras deverão comunicar previamente as ondas de implementação e o tipo de solução que será empregada em cada município, além das tecnologias e frequências que serão usadas.

3G e 4G

As outras tecnologias, 3G e 4G, não precisarão de anuência prévia, já que as redes atenderão municípios com até 30 mil habitantes. A proposta é dividida em duas etapas.

Neste caso, ambas deverão compartilhar redes 3G/4G onde uma das operadoras não tem, no caso 822 – divididas igualmente. A habilitação da "RAN Sharing" também deverá ser feita nas 50 cidades em que estão presentes – também divididas igualmente.

Segundo Vinicius Caram, superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação, as operadoras contratarão uma empresa independente para avaliar se os serviços estão sendo entregues com a qualidade acordada.

O compartilhamento de redes entre as operadoras foi aprovado sem restrições pelo Cade em abril. No caso das redes 4G, a frequência de 700 MHz será utilizada.

Apesar de ter aprovado o compartilhamento entre as operadoras Vivo e TIM, o órgão cita que "não foi possível concluir" que existirão "problemas concorrenciais ao mercado de Serviço Móvel Pessoal".

info
Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.