menu
Tecmundo
The BRIEF

PIX já tem mais de 100 instituições financeiras cadastradas

Nubank, Caixa, BB, PicPay, PayPal e Bradesco, entre outros, aderiram ao sistema de pagamentos instantâneos que deve ser lançado em novembro

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

28/05/2020, às 11:30

PIX já tem mais de 100 instituições financeiras cadastradas

Fonte:  Pexels 

Imagem de PIX já tem mais de 100 instituições financeiras cadastradas no tecmundo

Mais de 100 instituições financeiras já solicitaram adesão ao PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos que vai funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana, inclusive nos feriados. O prazo para aderir à tecnologia, que deve estar disponível a partir de novembro, termina no dia 1º de junho.

Na lista mais recente, divulgada pelo Banco Central no último dia 22, constava a adesão de bancos tradicionais como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, Banco Mercantil do Brasil e Banco do Estado do Rio Grande do Sul, entre outros.

Algumas fintechs e instituições bancárias de pequeno e médio porte também já pediram para participar do PIX, como Nubank, PicPay, RecargaPay, Mercado Pago, PayPal, Inter, Pan, Original e Iugu, além de outras. São 110 instituições inscritas até o momento, entre adesões diretas e indiretas — neste último caso, elas integram o sistema por meio de parceria com um participante direto.

O sistema permitirá transações por meio de QR Code.O sistema permitirá transações por meio de QR Code.

É importante ressaltar que o fato de fazer parte desta lista não garante à instituição oferecer o sistema de pagamento quando ele começar a funcionar. Após a solicitação, é preciso concluir as etapas seguintes dentro do prazo, para estar apto a participar do PIX desde o início.

Homologação do sistema

Terminado o prazo de adesão, começa a fase homologatória do PIX, que tem previsão de ser encerrada no dia 16 de outubro. Neste período, as instituições farão a implementação interna do sistema, para garantir o correto funcionamento da tecnologia.

Haverá simulações de pagamentos, para testar a capacidade de processamento dos dados, possibilitando realizar os ajustes finais antes do lançamento para o público, previsto para ocorrer em novembro.

As instituições que não aderirem ao sistema até o dia 1º de junho terão uma nova oportunidade de cadastro, a partir de dezembro.



Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.