Nesta sexta-feira (26), a Microsoft anunciou que fechará permanentemente suas lojas físicas em todo o mundo. A empresa focará o mercado digital enquanto reestrutura alguns de seus espaços como ambientes de experimentação para consumidores.
As únicas estruturas que serão "preservadas" serão as de Nova York, Londres, Sydney e do campus de Redmond. As vendas serão encerradas, mas os consumidores ainda poderão experimentar produtos da marca nesses ambientes.
Algumas das lojas fechadas foram inauguradas há menos de 1 ano, porém os funcionários não serão demitidos. Para a Microsoft, é importante manter "o compromisso de crescer e desenvolver carreiras a partir da diversidade de talentos"; e essa determinação está "mais forte do que nunca", segundo o vice-presidente da Microsoft Store, David Porter.
(Fonte: VisualHunt)O plano original era realizar a transição em 2021, mas a pandemia da covid-19 acelerou o processo. A decisão também justifica o fato de a Microsoft ter reaberto somente uma de suas lojas desde a flexibilização das recomendações de isolamento em várias regiões. Quando questionada sobre isso em entrevista para o The Verge, a companhia não mencionou a reestruturação, apenas precaução contra o vírus.
As primeiras unidades físicas da Microsoft Store foram inauguradas em 2009. Desde o começo, esses ambientes permitiam que os consumidores pusessem as mãos nos produtos, experimentassem e conhecessem o catálogo de ofertas. Os funcionários atuavam como técnicos, podiam elaborar workshops e realizar reparos. Além disso, pedidos de garantia eram atendidos com bastante agilidade.
Mesmo de casa, funcionários da Microsoft continuam com salário integral.
Os colaboradores das lojas serão realocados para outros setores da Microsoft Store. Em um relatório publicado nesta manhã, a companhia mostrou como seu atendimento se reinventou para continuar prestando suporte para os clientes remotamente. Toda a equipe continua recebendo salário integral mesmo em home office.
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